Internacional Titulo
Índia não vai ceder terras da Caxemira ao Paquistão
Por Da AFP
31/12/2002 | 10:05
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro indiano Atal Behari Vajpayee afirmou energicamente nesta terça-feira que seu país não vai ceder jamais um palmo que seja da Caxemira e que a campanha terrorista de inspiração islâmica, apadrinhada pelo Paquistão na sua opinião, está "destinada ao fracasso".

Em sua mensagem de Ano Novo, dirigida a mais de um bilhão de indianos, Vajpayee, de 78 anos, mostrou-se muito firme na questão da Caxemira, território povoado na maioria por muçulmanos, que é o centro de todas as tensões entre Índia e Paquistão desde 1947.

"O Paquistão, depois de cinco décadas e meia de fracasso, não parece pronto para enfrentar a verdade: que Jammu, a Caxemira (setor do território controlado por Nova Délhi) é parte integrante da Índia e o será sempre", disse o primeiro-ministro.

Vajpayee criticou os dirigentes de Islamabad que "sucumbiram à tentação de surgir com o terrorismo na Índia, inspirado no fanatismo religioso". Esta campanha, disfarçada de "guerra santa e luta de libertação", está destinada ao fracasso, afirmou Vajpayee.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;