Setecidades Titulo Mauá
Escola técnica federal deve iniciar aulas em Mauá em 2015

Campus do IFSP na cidade será na Vl.Bocaina e deverá oferecer aproximadamente 300 vagas

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
05/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A partir do ano que vem, serão iniciadas as atividades do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) em Mauá. O campus ficará localizado na Vila Bocaina, onde antes funcionava a Emeja (Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos) Clarice Lispector. Deverão ser oferecidas cerca de 300 vagas para cursos técnicos profissionalizantes.

Ainda não há confirmação da data para início das aulas. O prefeito Donisete Braga (PT) estima que será possível começar a aplicar os cursos em janeiro. Entretanto, o secretário municipal de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, avalia que as primeiras turmas deverão ser montadas apenas no segundo semestre.

Para que as atividades sejam iniciadas, é necessário dar andamento a trâmites burocráticos no MEC (Ministério da Educação) e executar obras de reforma e adequação do prédio. “Os próximos passos são a assinatura do termo de concessão do espaço, a realização de audiências públicas, habilitação dos cursos e constituição das equipes”, comenta Pereira. A lei municipal que autorizou a Prefeitura a conceder a estrutura ao IFSP foi aprovada no dia 25 de agosto pela Câmara.

Também não há definição de quais disciplinas serão aplicadas. “Uma coisa que tem sido falada é para que haja pesquisa do perfil da região. Aqui, por exemplo, temos o polo petroquímico e os setores metalúrgico, ambiental e de serviços”, opina o chefe do Executivo.

Enquanto o instituto cumpre as necessidades legais para se estabelecer, serão oferecidos no mesmo prédio cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). “Serão cinco cursos, todos com duração de 160 horas, nas áreas de Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Financeiro, Inglês Básico, Espanhol Básico e Introdução à Libras (Língua Brasileira de Sinais)”, informa Nelson Roberto Lona, coordenador adjunto do campus São Paulo do Pronatec.

O prefeito comemorou o aumento de vagas no ensino profissionalizante na cidade. “Estamos agregando um conhecimento muito importante para a região. O importante é que a escola federal não vai atender única e exclusivamente Mauá, e sim o Estado inteiro. Se a gente levar em consideração que as empresas querem contratar mão de obra qualificada e não têm, aqui é possível promover a capacitação de pessoal”, salienta.

União confirma faculdade de Medicina no município

O governo federal, por meio dos ministérios da Saúde e Educação, anunciou ontem a lista dos 39 municípios do País que poderão receber cursos de Medicina. Mauá foi confirmada entre as cidades aptas a oferecer a graduação. No Grande ABC, São Bernardo também integra a relação. Agora, as prefeituras darão continuidade ao procedimento de escolha de uma instituição privada para gerir os cursos.

O prefeito Donisete Braga (PT), que esteve em Brasília para acompanhar o anúncio oficial, avalia que será possível iniciar as atividades já no ano que vem. “O que a prefeitura puder fazer para agilizar nessa relação de parceria com as instituições, nós assim faremos”, garante.

O chefe do Executivo afirma que, já na semana que vem, terá reunião com representantes das universidades Mackenzie, Anhanguera e Anhembi Morumbi para discutir detalhes sobre a implantação. “É preciso ver as contrapartidas para o município, como bolsas de estudo, por exemplo.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;