Esportes Titulo Recopa
Rivais juntam os cacos para a decisão

Em momento ruim, Corinthians e São Paulo se preparam à final da Recopa, amanhã

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
15/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Corinthians e São Paulo disputam amanhã, no Estádio do Pacaembu, o título da Recopa Sul-Americana em condições totalmente opostas àquelas que os credenciaram a chegar à decisão, afinal amargam, respectivamente, a 12ª e 14ª colocações no Campeonato Brasileiro, colecionaram derrotas no fim de semana e vivem momento de questionamento e desconfiança.

Do lado corintiano, a espinha dorsal da equipe campeã da Copa Libertadores da América de 2012 ainda está presente, casos de Cássio, Alessandro, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Danilo e Emerson Sheik, sob a batuta do técnico Tite. Por outro lado, o time já não consegue impor o mesmo jogo há algum tempo e a principal contratação do clube para a temporada, o atacante Alexandre Pato, foi alvo de críticas partida após partida em razão da baixa produtividade. Na derrota em casa para o time misto do Atlético-MG por 1 a 0, domingo, no mesmo local, o camisa sete deixou o campo vaiado.

“Estou aqui para ajudar e infelizmente hoje (domingo), não deu. Mas espero fazer grande jogo e vencer na quarta (amanhã)”, disse Alexandre Pato após o revés para o Galo. “Contra o Atlético não conseguimos concluir, eles fizeram um gol e venceram. Na final será diferente”, emendou. “Vamos intensificar o trabalho de finalizações para que o time transforme as chances criadas em gols”, completou Tite.

Já no Tricolor, campeão da Copa Sul-Americana de 2012, a situação é ainda mais crítica. A recente troca de Ney Franco por Paulo Autuori mostra que ainda pode levar um tempo para surtir efeito, haja visto a virada que a equipe sofreu para o Vitória, por 3 a 2. Apesar de ter setor ofensivo bastante qualificado com Paulo Henrique Ganso, Jadson, Osvaldo, Luís Fabiano e Aloisio, os defensores, volantes, laterais e até mesmo o goleiro e ídolo Rogério Ceni acabam rotineiramente sendo colocados contra a parede.

Na opinião de Paulo Autori, a conquista do título amanhã não representa qualquer tipo de solução aos problemas tricolores. “E o dia seguinte ao título? Teremos coisas sólidas que possam nos dar sustentação para continuar ganhando? Acho que essas têm de ser as perguntas. Se formos campeões na quarta-feira (amanhã), não significa que vamos continuar vencendo, não vai nos dar esta certeza. O que nos deixa seguros é o dia a dia, é ver o time recuperando aquele espírito competitivo do São Paulo de alguns anos. Isso, sim, precisamos recuperar o mais rápido possível”, afirmou.

Paulo Autuori demonstra preocupação e cobra elenco

O São Paulo se reapresentou para treinar ontem à tarde, após o revés diante do Vitória por 3 a 2, para se preparar ao clássico contra o Corinthians, amanhã, na final da Recopa Sul-Americana. E um fato ficou evidente: a preocupação do técnico Paulo Autuori com o grupo. Por diversas vezes, por intermédio de suas expressões, o comandante transmitiu estar insatisfeito. Tanto que, antes de a atividade começar, reuniu todo o elenco para conversa, mais tarde citada resumidamente pelo volante Denilson durante a coletiva.

“O Paulo (Autuori) nos chama para conversar para analisar algumas coisas, isso é filosofia dele”, disse o jogador, que acredita em triunfo sobre o rival para injetar confiança no grupo. “Precisamos de uma vitória para dar ânimo. Todo mundo está vendo como está o clima: não está bom. Todo mundo aqui é profissional e homem para assumir as responsabilidades. Quarta é um jogo decisivo. Nada melhor do que ganhar a Recopa num clássico contra o Corinthians.”

Denilson volta à equipe diante do Timão após ser poupado em Salvador. Outros três que retornam são o lateral Clemente Rodríguez e o atacante Luís Fabiano, que estiveram suspensos diante do Vitória pelas expulsões contra o Bahia, além do zagueiro Rafael Tolói, recuperado de dores no tornozelo direito.

ALOÍSIO
Vice-artilheiro do São Paulo na temporada com 16 gols, o atacante parece destoar do grupo, que não passa por bom momento. Aloísio admitiu que trocaria seus tentos por triunfos do Tricolor. “O título da Recopa é o mais importante neste momento. Trocaria todos os meus gols pela conquista do torneio, porque sei o quanto seria importante para o grupo”, destacou o jogador, que não está confirmado como titular.

Renato Augusto, Danilo e Sheik voltam

Ausente na derrota para o Atlético-MG no domingo, o trio ofensivo Renato Augusto, Danilo e Emerson Sheik ficará à disposição do técnico Tite para a decisão da Recopa Sul-Americana contra o São Paulo, amanhã, no Pacaembu.

Com lesões parecidas no ligamento colateral medial do joelho, Danilo e Emerson são os que preocupam menos o departamento médico do Timão. “Estão muito bem, evoluíram muito e devem jogar quarta-feira. Treinaram com bola desde sexta à tarde, trabalharam sábado e domingo... A tendência é que joguem”, explicou o médico Guilherme Runco.

Já a confirmação sobre Renato Augusto depende sobretudo da adaptação do jogador à máscara que o clube comprou para evitar qualquer tipo de contato à região da face, fraturada na semana passada.

“Só depende desta adaptação. A máscara vai chegar para ele na segunda (ontem), treina segunda e terça (hoje) com ela. Se tudo der certo, estará à disposição”, explicou Runco.

Por outro lado, Douglas não deve ser sequer relacionado por Tite. Ele se recupera da ruptura em ligamento do tornozelo direito, mas ainda está em estágio inferior ao dos companheiros.

PATO

Com o retorno de Emerson Sheik ao time, o mais provável é que Alexandre Pato perca a titularidade no Corinthians, principalmente após o mau desempenho que lhe rendeu vaias contra o Atlético-MG. O técnico Tite, porém, defende o jogador. “Todos somos cobrados pelo máximo desempenho que já conseguimos. O Pato também, pelo que ele criou. A engrenagem se ajustando, ele aos poucos também vai fluindo. O Pato fez um grande jogo contra o Bahia”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;