Cultura & Lazer Titulo
Humor e ritmo marcam produçao brasileira
Por Do Diário do Grande ABC
27/06/1999 | 15:55
Compartilhar notícia


É complicado definir, hoje em dia, o que é desenho animado. Enquanto filmes como Parque dos Dinossauros e Matrix abusam da computaçao gráfica, outros como Aladin, da Disney, nao se contentam em simular o movimento da câmera, mas a faz mover-se de verdade diante do desenho. "A Associaçao Nacional do Filme de Animaçao (Anfa), considera como sua jurisdiçao toda produçao em que o movimento é obtido quadro a quadro", explica um dos organizadores do Anima Mundi, César Coelho. "Mas quem faz nao se preocupa com esse detalhe."

Se alguém faz a pergunta onde é atualmente a meca do desenho animado, que já foi o Canadá e a antiga Checoslováquia, ele hesita, mas responde. "Se for como indústria, sao os Estados Unidos, onde estao os maiores estúdios, o maior número de filmes e onde sao feitas as séries, ou seja, criam-se personagens que duram uma ou várias temporadas", explica. "Já se for como arte, desde os anos 80 é a Inglaterra, onde emissoras grandes como a BBC e a Chanel 4 passam desenhos até no horário nobre e para adultos."

No Brasil a situaçao é bem menos favorável, embora Coelho comemore a exibiçao dos desenhos da Mônica, personagem de Maurício de Sousa, na TV Globo, prevista para a segunda-feira.

"No Brasil, só agora o desenho animado começa a ser considerado arte e nao só uma diversao para crianças, embora as televisoes raramente programem a exibiçao de produçoes brasileiras e os cinemas muito menos", diz César Coelho. "Mas essa situaçao começa a mudar, até porque o desenho animado está entrando numa época de ouro em todo o mundo."

A causa desse interesse em assistir e, principalmente, criar desenhos é a facilidade trazida pela popularizaçao do computadores pessoais e dos programas que permitem criar animaçao. "Hoje qualquer pessoa pode criar no computador com alguma qualidade", ressalta César Coelho. Os criadores brasileiros usam técnicas variadas, que vao do desenho quadro a quadro aos mais avançados recursos de computaçao gráfica, sem esquecer de sofisticados stop motion. "O que marca a produçao brasileira é o humor e o ritmo."

As vezes, várias técnicas misturam-se sem preconceitos, desde a mais avançada computaçao gráfica, capaz de criar cenários e personagens virtuais mais reais que os verdadeiros, e o desenho de cada quadro no papel que depois será fotografado, como ocorria nos primeiros filmes, até mesmo em clássicos como Fantasia, da Disney.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;