Esportes Titulo
Com dupla ‘samurai’, grid está fechado para temporada 2006
Flavio Gomes
Da Warm Up, para o Diário
16/02/2006 | 08:15
Compartilhar notícia


Faltava oficializar uma dupla, não falta mais. A Fórmula 1 já sabe quais serão os 22 pilotos que, no dia 12 de março, alinharão no grid do circuito de Sakhir, no Bahrein, para a abertura da temporada 2006. A estreante Super Aguri informou nesta quarta que Takuma Sato e Yuji Ide vão guiar seus carros neste ano.

Desde meados de 2002 que a categoria vinha sendo disputada por apenas dez equipes. No final do ano passado o ex-piloto Aguri Suzuki, com o apoio da Honda, anunciou a criação do novo time que, de certa forma, nasceu com o principal objetivo de acomodar Sato na Fórmula 1.

O piloto, que correu pela Jordan em 2002 e pela BAR em 2003 (um GP), 2004 e 2005, deixou a equipe para dar lugar a Rubens Barrichello. As reações em seu país foram violentas por parte de torcedores que criticaram muito a Honda. Por isso a montadora financiou a nova aventura. E para não deixar dúvidas sobre o caráter nipônico da organização, trouxe Ide para correr.

Yuji Ide será um dos três pilotos estreantes deste ano, ao lado de Nico Rosberg (Williams) e Scott Speed (Toro Rosso). Com 31 anos de idade, ele já passou pela F-3 francesa e japonesa, e há algum tempo faz sucesso no Japão correndo de GT e de F-Nippon, equivalente à F-3000 européia. No ano passado, foi vice-campeão.

Terça-feira, a Super Aguri fez o “shakedown” de seu carro numa pista de pouso na Inglaterra. O modelo SA05 foi construído em cima de um antigo chassi da Arrows de 2002. A antiga fábrica da equipe em Leafield, extinta há quase quatro anos, está sendo usada como base de operações do novo time. De 21 a 23 deste mês, a Super Aguri testa em Barcelona e será possível medir seu potencial em relação às demais equipes da categoria.

Por enquanto, a julgar pelos resultados dos testes que estão acontecendo neste mês em Barcelona, Valência e Sakhir, Renault, Honda e Ferrari serão as principais forças do início de campeonato. A McLaren, que apresentou na semana passada a revolucionária pintura de seus carros, que serão cromados com detalhes em vermelho e preto, tem sido a grande decepção dos treinos, por conta da ineficiência dos motores V8 da Mercedes.

Equipes e pilotos

Renault
1 - Fernando Alonso
2 - Giancarlo Fisichella

McLaren-Mercedes
3 - Kimi Raikkonen
4 - Juan Pablo Montoya

Ferrari
5 - Michael Schumacher
6 - Felipe Massa

Toyota
7 - Ralf Schumacher
8 - Jarno Trulli

Williams-Cosworth
9 - Mark Webber
10 - Nico Rosberg

Honda
11 - Rubens Barrichello
12 - Jenson Button

Red Bull-Ferrari
14 - David Coulthard
15 - Christian Klien

BMW Sauber
16 - Nick Heidfeld
17 - Jacques Villeneuve

MF1-Toyota
18 - Christijan Albers
19 - Tiago Monteiro

Toro Rosso-Cosworth
20 - Vitantonio Liuzzi
21 - Scott Speed

Super Aguri-Honda
22 - Takuma Sato
23 - Yuji Ide




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;