Internacional Titulo
Al Qaeda tinha campo de treinamento nos EUA
Por Das Agências
26/07/2002 | 00:36
Compartilhar notícia


Extremistas islâmicos ligados à rede terrorista Al Qaeda tinham um campo de treinamento no Estado do Alabama, no sul dos Estados Unidos, segundo revelou nesta quinta a rede de televisão ABC, que cita a polícia britânica.

Segundo a ABC, investigações da Scotland Yard após a prisão em Londres de um simpatizante da Al Qaeda revelaram a existência de um campo de treinamento de terroristas na cidade de Marion, no Alabama.

O campo, chamado de "Zona Zero USA", foi montado para dar treinamento avançado no uso de armas automáticas, guerrilha urbana e artes marciais.

O chefe da polícia de Marion, Tony Buford, disse à ABC que veículos policiais e ônibus escolares eram usados como alvo nos treinamentos, ministrados sob a cobertura de um curso antiterrorista.

O campo de treinamento foi descoberto após os ataques de 11 de setembro contra Nova York e Washington, quando a Scotland Yard prendeu Zain al-Albideen, acusado de operar uma página na internet para recrutar muçulmanos para a jihad ("esforço" empreendido na causa de Deus), segundo a ABC.

A página descrevia treinamentos intensivos e com munição real nos Estados Unidos, onde as leis de posse e porte de armas são mais flexíveis.

O FBI (polícia federal norte-americana) investiga no momento a existência de outros acampamentos deste tipo nos Estados Unidos.

O governo norte-americano responsabiliza a Al Qaeda e seu líder, o saudita Osama bin Laden, pelos atentados de setembro, nos quais mais de 3.000 pessoas morreram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;