Economia Titulo
Meneguelli: comissao da Câmara negociará demissoes na Ford
Por Do Diário do Grande ABC
11/01/1999 | 09:10
Compartilhar notícia


O deputado federal Jair Meneguelli (PT) anunciou na manha desta segunda-feira a formaçao de uma comissao externa da Câmara para tratar exclusivamente das 2,8 mil demissoes na Ford. Ele disse que a formaçao dessa comissao foi aprovada na quinta-feira e que, a partir desta segunda, já estarao sendo selecionados os nomes dos deputados. Os escolhidos procurarao a direçao da empresa para realizar a negociaçao, além do ministro do Trabalho, Francisco Dornelles.

Meneguelli declarou que nao está entendendo a postura da Ford, de cortar 41% de seu efetivo, sem prévia negociaçao com o sindicato dos metalúrgicos do ABC. Na quarta-feira, eles pretendem fazer uma ceia de Natal no pátio da empresa, já que no ano passado nao tiveram direito a nenhuma festa, pois foram demitidos por carta no dia 24 de dezembro.

Os 2,8 mil demitidos e os mais de três mil empregados da Ford estao entrando neste momento na fábrica, para mais uma vez se apresentarem ao trabalho, ignorando o corte de 41% do efetivo, promovido pela montadora em dezembro. Esta segunda é o sexto dia do movimento pela manutençao do emprego. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, voltou a culpar o governo pela situaçao dos demitidos. "Tenho esperança que esse movimento pelo emprego se transforme em nacional e obrigue o governo a adotar medidas de incentivo à produçao e ao consumo". Segundo disse o sindicalista, até agora, em relaçao ao desemprego, o presidente Fernando Henrique Cardoso só teve posturas "arrogantes e prepotentes".

A produçao na fábrica de Taubaté da Ford continua prejudicada pelo movimento dos metalúrgicos da montadora em Sao Bernardo do Campo. A empresa informou nesta manha que a unidade de Taubaté, que faz motores, está produzindo apenas para exportaçao, o que corresponde a cerca de 30% da programaçao para este mês. A ociosidade em Taubaté, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, é culpa da própria Ford. Isso porque os empregados de Sao Bernardo estao se apresentando todos os dias para trabalhar, mas a empresa nao permite que a linha de montagem seja ativada, por questoes de segurança, já que também os demitidos insistem em ficar nos seus postos de trabalho.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC pretende envolver as igrejas Católica e Evangélica na luta dos 2,8 mil demitidos da Ford para reconquistar seus empregos. Bispos, padres e pastores estao sendo convidados para o Natal dos Demitidos, quarta-feira, no pátio da empresa. Nesse dia, os metalúrgicos trarao seus familiares para celebrar o Natal na fábrica, já que perderam a festa em dezembro, quando recebiam em suas casas as cartas de demissao. O sindicato pretende montar um altar em frente à montadora de veículos e todos deverao levar lanches, vinho, pao e champanhe para o protesto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;