Internacional Titulo
Sauditas anunciam primeiro transplante de útero do mundo
Do Diário OnLine
07/03/2002 | 12:05
Compartilhar notícia


Médicos da Arábia Saudita realizaram em abril de 2000 o primeiro transplante de útero do mundo, anunciou nesta quarta-feira o International Journal of Gynecology e Obstetrics. Uma mulher de 46 anos doou o órgão para uma jovem de 26 anos, que havia sido submetida a uma histerectomia por causa de uma hemorragia pós-parto.

De acordo com o jornal The New York Times, o útero transplantado teve que ser removido 99 dias depois da operação, já que começou a deteriorar porque coágulos de sangue interromperam sua circulação. Apesar disso, especialistas norte-americanos disseram que mesmo que o transplante tenha fracassado, o fato de ter durado 99 dias era encorajador.

Outros especialistas acreditam que o transplante pode ser temporário, sendo removido depois do nascimento do bebê. A cirurgia é difícil porque os vasos sangüíneos são menores do que os de outros órgãos transplantados. A equipe, antes de realizar a operação, praticou com 16 babuínos e duas cabras.

Ocorreu tudo bem, mas no 99°dia a paciente sentiu uma dor na região pélvica e testes mostraram que a circulação sangüínea do útero havia sido interrompida. Segundo os médicos, o problema pode ter sido causado porque o útero não estaria corretamente ligado.

Por enquanto, a técnica só foi usada em uma mulher.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;