Cultura & Lazer Titulo
Lenine abençoado em Ribeirão Pires
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
04/05/2003 | 18:59
Compartilhar notícia


Para lá de agradável a noite de sábado na 67ª edição da festa de Nossa Senhora do Pilar, em Ribeirão Pires. A santa parece ter abençoado, sobretudo o show de brilho mais intenso, do cantor e compositor pernambucano Lenine, gigante da MPB que marcou presença acompanhado de banda. A qualidade da festividade religiosa reside, entre outros aspectos, na variedade de atrações oferecidas.

Dezenas de barracas de comes e bebes, artesanato e de brincadeiras típicas de quermesse foram montadas para atender o público – cerca de 20 mil pessoas circularam pela festa ao longo do dia. Sem falar do parque infantil de diversões. Ao ar livre, havia desde famílias completas, passando por casais de namorados e até turmas de adolescentes.

As atrações estavam distribuídas nas imediações da bela igreja Nossa Senhora do Pilar, bem arquitetônico tombado (data de 1714) e cravado no alto de um morro. Para se chegar lá, só por meio de uma considerável escadaria. A “escalada” dos inúmeros degraus, algo como uma peregrinação, valeu o esforço e a baixa temperatura da noite tornou o ambiente mais aconchegante.

Lenine mesclou músicas de seus três álbuns solo (O Dia Em Que Faremos Contato, Na Pressão e Falange Canibal), em apresentação relativamente breve, de pouco mais de uma hora. No entanto, nada que tenha deixado a desejar no que diz respeito ao já conhecido talento do músico que se mostrou inspirado. Outro ponto a ser destacado foi a boa iluminação do espetáculo.

O local em que fica a igreja é uma história à parte, pois é rodeado por árvores e, assim, muito interessante para as pessoas acostumadas com a correria do cotidiano das grandes cidades.

A festa também tem seu lado econômico: atrai muita gente para a estância turística e agita o comércio local. Vem gente de longe tanto para curtir o evento como para trabalhar. Entre os comerciantes instalados nas barracas, pessoas vindas até de cidades não tão próximas. Como exemplo, a barraca de marchetaria, comandada por pessoas da litorânea cidade de Bertioga (SP).

A reportagem do Diário encontrou também pessoas que vindas da capital paulista para comercializar seus produtos, entre eles, uma turma que negociava interessantes instrumentos musicais de sopro confeccionados com bambu.

A Festa de Nossa Senhora do Pilar começou quinta-feira passada, feriado de 1º de maio (Dia do Trabalho). O encerramento seria domingo à noite, com o show de outro renomado artista da MPB, o genial Tom Zé.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;