Política Titulo São Caetano
Frase de líder de Tite coloca dúvidas sobre Anne Sullivan

Gilberto Costa prega ‘municipalização’ da fundação que cuida de alunos com deficiência em S.Caetano

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
06/09/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Nario Barbosa / DGABC


Discurso do líder do governo do prefeito interino de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), sobre a Fundação Anne Sullivan trouxe para público um temor que existia nos bastidores: a possibilidade de fechamento da autarquia.

Na terça-feira (30), Gilberto Costa (Avante) comentou sobre a autarquia, que neste mês completa 44 anos de atuação junto a alunos que apresentem alguma deficiência, como cegueira, autismo e paralisia cerebral. Naquele dia, havia fervor na casa, já que profissionais da educação municipal faziam protestos contra o governo interino e, em especial, o secretário Fabrício Coutinho.

“No meu primeiro mandato (de vereador, em 1996), fui presidente do conselho (da Fundação Anne Sullivan). Para mim, a saída é a municipalização. A Fundação Anne Sullivan precisa ser municipalizada”, afirmou Gilberto. O “ser municipalizada” foi interpretado por educadores e demais profissionais da área como extinção da Fundação Anne Sullivan nos moldes atuais e a transferência de todo trabalho para o guarda-chuva da Secretaria de Educação.

Gilberto prosseguiu. “Aí você pode usar o dinheiro, que é da educação, para modernização. Não só do prédio. Pode colocar mais serviço que a própria fundação não tem condição para (arcar com) isso. Antigamente tínhamos formatura de alunos no fim do ano. Era lindo aquele momento, diferenciado. Hoje, não defendo. Para a gente poder colocar a casa em ordem, (teríamos de) passar para a educação, sem perda para funcionário, para voltar a ter condição de investimento.”

Nos últimos meses, mães de alunos que frequentam a Fundação Anne Sullivan ouviam nos corredores da autarquia que o governo interino de Tite cogitava encerrar a atuação dos trabalhos como eles são oferecidos hoje. Pelo orçamento vigente, o setor demanda R$ 50 mil. A quantia é o dobro da destacada na peça orçamentária de 2019. São cerca de 20 alunos monitorados pelo departamento.

Ao Diário, a Prefeitura assegurou que não há nenhum plano de fechamento da Fundação Anne Sullivan. “Tudo continuará como está”, bancou a administração Tite.

POLÊMICAS
A situação da Fundação Anne Sullivan entra para a lista de crises patrocinadas por Fabrício Coutinho na área da Educação. Não à toa, desde o fim do recesso, em agosto, o secretário tem recebido críticas recorrentes sobre sua atuação.

A mais palpitante é com relação ao fechamento da Biblioteca Paul Harris no endereço onde o equipamento funciona atualmente, no bairro Santa Paula. A ideia do governo interino é levar todo acervo de 30 mil títulos, hoje divididos em um prédio de dois andares, para uma sala de vidro na sede da Secretaria de Educação.

Recentemente, o Diário mostrou que a Prefeitura de São Caetano optou por suspender o pagamento do auxílio-uniforme escolar para o segundo semestre – são 20.640 alunos afetados. Depois, a mesma medida de corte de gastos foi adotada no auxílio-merenda. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;