Política Titulo São Caetano
Thiago Tortorello será secretário na gestão de Tite Campanella

Prefeito de São Caetano convida ex-prefeiturável, que aceita compor o primeiro escalão; destino deve ser área econômica do Paço

Raphael Rocha
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
11/06/2021 | 16:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/Dgabc


O prefeito de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), convidou o ex-prefeiturável Thiago Tortorello (ex-PRTB) para compor o primeiro escalão do governo. O convite foi oficializado na tarde desta sexta-feira, durante evento de devolução da sede no bairro Olímpico à torcida organizada Bengala Azul, que segue o São Caetano, time de futebol do município. A decisão praticamente sela uma aliança entre os dois caso haja nova eleição à Prefeitura no município.

A oficialização foi feita em meio à solenidade, pegando os presentes de surpresa. Até mesmo Thiago admitiu que não esperava pelo chamamento. “A gente vinha conversando e fui surpreendido com o convite público deste jeito. Mas eu já aceitei o convite. E, a partir de segunda-feira, vamos sentar e conversar para saber como posso contribuir com o governo e com a cidade”, comentou.

Sobrinho do triprefeito Luiz Tortorello (PTB, morto em 2004), Thiago concorreu ao Palácio da Cerâmica em novembro e recebeu 5.606 votos, terminando na quarta colocação. A aproximação com Tite se deu nas últimas semanas e foi deflagrada depois que o PRTB, partido pelo qual disputou o pleito, anunciou que apoiará o ex-vereador e também ex-prefeiturável Fabio Palacio (PSD) em eventual nova eleição – o pleito de novembro está sub judice porque José Auricchio Júnior (PSDB), mais bem votado da corrida eleitoral, teve os votos anulados por condenação por captação irregular de doação eleitoral.

Thiago não concordou com a decisão da cúpula nacional do PRTB em embarcar no projeto de Palacio, reclamou de interferência e se desfiliou da sigla. No começo da semana, esteve no Palácio da Cerâmica em reunião com Tite.

O ex-prefeiturável teceu elogios ao prefeito. “Onde o prefeito Tite estiver precisando da minha ajuda, estou aqui para ajudar e contribuir com a cidade. Isso independentemente de política, estou falando de gestão pública”, comentou Thiago. “Ele tem dado a cara dele para a gestão.”

Thiago foi secretário da Pessoa com Deficiência no governo do ex-prefeito Paulo Pinheiro (DEM) – até porque possui deficiência auditiva (ele usa aparelho há 25 anos). Porém, o Diário apurou que o destino do ex-prefeiturável deve ser algum setor da área econômica. “Tenho experiência em outras áreas, sou mestre em gestão de políticas públicas. Meu sobrenome pode chamar mais atenção, claro, porque a maioria da população conhece (os Tortorello). Quem não me conhece fica curioso em saber quem eu sou, sou sobrinho do prefeito Tortorello. O nome está mais em evidência na família. Mas eu tenho trabalho a mostrar. Fiz minha graduação em Madri, na Espanha, trabalhei no Parlamento espanhol. Comecei a fazer política por causa do meu tio Luiz Tortorello e fui estudar, me capacitar.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;