Setecidades Titulo
Diadema: enredos passam da água ao inferno
Por Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
21/02/2004 | 18:24
Compartilhar notícia


Seis escolas entram neste domingo na avenida Ulisses Guimarães, no segundo dia de desfiles do Carnaval 2004 de Diadema. Em seus enredos, as agremiações falam de água, influência africana, diversão e até sobre o inferno. Sobrou também para São Paulo: a exemplo das escolas de samba da Capital, a Fantasia e Realidade desfila neste ano com uma homenagem aos 450 anos da cidade. A festa começa às 21h e termina às 3h15. Sábado, desfilaram cinco escolas. O Carnaval deste ano em Diadema foi unificado e todas as 11 agremiações brigam pelo título em um só grupo.

Na última sexta-feira, integrantes das comunidades das seis escolas davam os ajustes finais na preparação do desfile. “Está quase tudo pronto e, nos dias finais, a gente trabalha dia e noite para colocar a escola na avenida”, disse a carnavalesca da Unidos da Vila Nogueira, Lina Duarte.

A Unidos da Vila abre a festa às 21h, falando da importância da água e dos perigos da poluição. Ela surgiu como bloco carnavalesco em 1986, após uma reunião de amigos do bairro. A água também aparece no desfile da Raposa do Campanário, que fala da lendária civilização de Atlântida, com o samba-enredo O reino de Poseidon.

Já a Unidos da Vila Nogueira entra na avenida às 22h15, com um samba que fala de diversão – o que inclui cerveja, festa e verão. Bem-humorado, o presidente Elpídio Madureira admitiu que, na preparação da escola ao longo dos últimos dois meses, “não faltaram esses três componentes”.

A carnavalesca Lina garantiu que a escola traria personalidades conhecidas entre os destaques que desfilam nos quatro carros alegóricos, mas preferiu fazer mistério.

Criada em 1985, a agremiação foi vice-campeã da festa em 1988. Caiu para o grupo 2, onde conseguiu o título em 1998. Depois de subir novamente, faturou em 2000 o bicampeonato do grupo 1.

Céu e inferno, na visão do escritor Dante Alighieri, escritor italiano da virada dos séculos XIII e XIV, são o tema da Unidos de Santa Cruz. De acordo com o carnavalesco, a proposta da escola é traduzir as idéias de Dante para uma linguagem popular.

Homenagem – Uma reunião de diretores da Fantasia e Realidade, que não encontravam algo que agradasse o suficiente para virar tema de samba-enredo, resultou em homenagem à São Paulo. A proposta, porém, é diferente das escolas da capital. Em Diadema, o samba vai enfocar São Paulo do ponto de vista de suas múltiplas formas de entretenimento.

A Unidos do Serraria, duas vezes campeã do Carnaval, fala da influência da cultura africana no Brasil. Ela entra na avenida neste ano com 14 destaques, distribuídos em quatro carros alegóricos.

A apuração do Carnaval de Diadema acontece terça-feira, a partir de 14h, no clube Mané Garrincha (rua Cariris, 195, Piraporinha).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;