Esportes Titulo
Leão pode assumir seleção da África do Sul até Copa de 2010
Por Anderson Rodrigues
Enviado a Jarinu
02/07/2006 | 10:49
Compartilhar notícia


Para muitos, Emerson Leão se refugiou em São Caetano. O técnico ainda não estreou com o Azulão, mas permanece respeitado. Independentemente de sua futura campanha no Grande ABC, seu nome é cogitado para comandar a seleção da África do Sul, país que será sede da próxima Copa do Mundo, em 2010. A informação foi confirmada por Leão. "Realmente, houve um contato. Não foi um convite. Um empresário ligado à seleção me perguntou se aceitaria, se gostaria de fazer um trabalho a longo prazo, de quatro anos, com a África do Sul. Dei a resposta", revelou o treinador ao Diário.

Essa resposta, na verdade, foi uma proposta aos sul-africanos. O país que sediará o Mundial daqui a quatro anos não está disputando a competição na Alemanha. Parou na Eliminatória africana, assim como as tradicionais Nigéria e Camarões - os classificados foram Gana, Togo, Costa do Marfim, Tunísia e Angola. Garantida em 2010 por ser sede, a África do Sul está preocupada com a organização do evento sem se esquecer, no entanto, do principal: o desempenho dentro de campo. "Eles querem contratar um técnico brasileiro. Além de mim, sei que procuraram o Parreira (Carlos Alberto, técnico da Seleção Brasileira) e o Felipe (Scolari, de Portugal)", afirmou Emerson Leão.

O contrato do treinador com o São Caetano termina em dezembro, após o Campeonato Brasileiro. Só depois disso é que Leão iria para a África do Sul. "Teria de conversar ainda sobre valores, moradia e sobre o projeto com a confederação (sul-africana). Além de mim, acho que eles consultaram uns 58 técnicos", brincou. Em inúmeras oportunidades, Leão garantiu que encerraria a carreira após a próxima Copa do Mundo. Coincidência? "Quando não é oficial, é consulta. Fui apenas consultado, apenas isso", completou.

Favorito - Dentre os nomes cogitados para treinar a seleção da África do Sul para a Copa do Mundo de 2010, Emerson Leão é o mais forte, apesar de Luiz Felipe Scolari estar bem no Mundial da Alemanha com Portugal. Zico (Japão), Alexandre Guimarães (Costa Rica), Marcos Paquetá (Arábia Saudita) e Carlos Alberto Parreira (Brasil) decepcionaram com suas seleções neste Mundial.

Parreira participou de três Copas com outras seleções. Comandou o Kuwait (1982), os Emirados Árabes (1990) e a Arábia Saudita (1998). Eliminado ontem pela França, ele já deixou claro que não será mais técnico da Seleção Brasileira, cargo que deverá ser ocupado por Vanderlei Luxemburgo (hoje no Santos). Pentacampeão em 2002 com o Brasil, Felipão foi convidado para treinar a Inglaterra, pediu um tempo e foi descartado. Mas seu futuro deve ser mesmo a Europa, numa outra seleção ou num grande clube.

Leão, que já treinou a Seleção Brasileira em 2001, descarta um retorno ao cargo. "Sou um grande torcedor brasileiro, apaixonado, fanático, mas não trabalho mais com o presidente, que prefiro nem falar o nome (Ricardo Teixeira, presidente da CBF, Confederação Brasileira de Futebol). Nunca mais", garantiu o técnico, na época, demitido por telefone por Antônio Lopes (coordenador-técnico) a mando de Ricardo Teixeira após a eliminação na Copa das Confederações em 2001.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;