Memória Titulo Coluna
O banco de Wallace Simonsen. Vazio...

O primeiro edifício com mais de três andares de São Bernardo serviu ao Banco Noroeste e ao Santander. A parte dos dois bancos está em reforma. O que virá?

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/10/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Referência até hoje na cidade, o Edifício Wallace Simonsen não foi visto concluído pelo seu idealizador: Sr. Wallace faleceu em 1955 e o prédio, inaugurado em 1956. 

O prédio serviu ao Banco Noroeste do Estado de São Paulo, ao Fórum, a setores da Prefeitura e ao Instituto Municipal de Previdência.

O Santander que ali estava instalado até este ano centralizou atividades na esquina seguinte, do antigo Banespa. 

Esvaziada como banco, a construção de quase 70 anos mantém a majestade como um cartão-postal do Centro da cidade, na Rua Marechal Deodoro com a Rua Dr. Flaquer.

TV – O banqueiro Wallace Simonsen aparece no filme da inauguração da TV brasileira, em 1950, ao lado de Assis Chateaubriand, o que fundou a TV Tupi Canal 3 – depois 4.

Diário há meio século

Quarta-feira, 7 de outubro de 1970 – ano 13, edição 1352

Manchete –Guerra civil na Bolívia

São Caetano – Inaugurada a nova ala do abrigo Irmã Tereza à Velhice Desamparada. Na presidência, Vitório Célio.

Mauá – Caravana de moradores vem à Redação para reclamar da política de transportes coletivos na cidade.

Esportes – Começa o 5º Campeonato Popular de Futebol de Salão promovido em conjunto pelo Diário, Primeiro de Maio, A Esportiva e Casa Esporte. 

Em 7 de outubro de...

1915 – Foram criadas mais duas classes suplementares no Grupo Escolar de Santo André e nomeadas para regê-las as professoras Adelina Martine e Alice de Godoy, substitutas efetivas do mesmo estabelecimento. Atualmente estão funcionando 14 classes.

1930 – Fundado o Esporte Clube Parque das Nações, em Santo André.

Santos do Dia

Nossa Senhora do Rosário. Festa instituída em 1571 para celebrar uma vitória dos cristãos em batalha naval. Os cristãos lutaram em meio à recitação do rosário.

Osita. Viveu no século VII




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;