Política Titulo
Avaliação positiva do governo Lula é a maior desde início do mandato
Por Do Diário OnLine
Com Agências
18/12/2006 | 15:26
Compartilhar notícia


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva termina o primeiro mandato com a melhor avaliação positiva desde a posse, em 2003, segundo levantamento CNI/Ibope, divulgado nesta segunda-feira. De acordo com a pesquisa, 57% dos brasileiros avaliam o governo como ótimo ou bom — oito pontos percentuais a mais que os 49% registrados em setembro.

Já a avaliação de ruim/péssimo caiu de 16% em setembro para 13% em dezembro, enquanto o percentual dos que consideram o governo regular passou de 33% para 28%.

A aprovação à forma de governar de Lula também registrou alta. Entre os entrevistados, 71% aprovam o trabalho do presidente, contra os 62% registrados em setembro. Já a desaprovação caiu de 32% para 23%.

O levantamento mostrou ainda que a nota média atribuída ao governo foi de 7, a maior desde março de 2003. Em setembro, a administração federal havia recebido a nota de 6,6. 

Quanto à confiança da população no presidente, a pesquisa revelou que 68% dos entrevistados confiam em Lula, contra os 58% registrados há três meses. Entre os que não confiam, o índice caiu de 38% em setembro para 28% em dezembro.

Também é positiva a expectativa da população para o segundo mandado. Essa perspectiva é maior na região Nordeste, onde 76% dos entrevistados acreditam que o próximo governo será ótimo ou bom, e entre a população de menor escolaridade. Entre os entrevistados que concluíram até a 4ª série do ensino fundamental, 71% apostam numa avaliação ótima ou boa. Já entre as pessoas que têm curso superior, 57% acham que o segundo mandato de Lula será ótimo ou bom.    

A pesquisa CNI/Ibope foi realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro com 2.002 eleitores em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;