Cultura & Lazer Titulo
Reunião imperdível de contemporâneos
Por Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
21/03/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


Abre nesta quarta-feira ao público a mostra Itaú Contemporâneo – Arte no Brasil 1981-2006, um recorte inédito dos últimos 25 anos do acervo do Grupo Itaú para celebrar os 20 anos do Itaú Cultural. A entrada é franca. Até dia 27 de maio.

Conceito e nome da exposição surgiram a partir do livro organizado por Teixeira Coelho, lançado simultaneamente. O curador é coordenador do Masp e professor da ECA-USP.

“Procurei mostrar aquelas obras que, de uma forma ou de outra, hoje ou em sua época primeira, foram reconhecidas como estando na ponta do processo de renovação”, afirma Coelho.

A concepção espacial da mostra é de Bia Lessa e a iluminação é do cineasta Lauro Escorel (Sonho sem Fim). É a estréia do diretor na área.

Não paredes - A viagem do visitante começa já na calçada do Itaú Cultural, na Avenida Paulista, com a obra Coluna, de Amilcar de Castro, que já fazia parte da fachada, mas recebeu luz especial para ser incorporada à mostra. Ainda na parte externa do edifício, a obra Super-Herói, Night and Day, de Regina Silveira.

Uma maquete acompanhada de áudio de textos escritos por Teixeira Coelho orienta os interessados.

A escada que leva ao espaço expositivo virou um túnel negro repleto de obras. Já no primeiro piso, com salas separadas por cortinas de franjas e jogos do espelho, há nomes como Antonio Henrique Amaral, Evandro Carlos Jardim, Sandra Cinto e Alex Flemming.

Entre o primeiro e o segundo subsolos estão mais 70 obras, boa parte pendendo do teto, de Geraldo de Barros, Arthur Luiz Piza, Paulo Pasta, José Bechara, Cildo Meireles, Artur Lescher e João Câmara, entre outros.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;