Memória Titulo
Apresentamos o primeiro posto de gasolina da Vila Baeta

Quando Ângelo Marchioni nasceu, Giacomo, seu pai, ergueu os braços e agradeceu aos céus por tudo ter ido bem no parto da mulher, Luiza

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Céu, s. m. cielo [TCIÈLO].

* * *

Quando Ângelo Marchioni nasceu, Giacomo, seu pai, ergueu os braços e agradeceu aos céus por tudo ter ido bem no parto da mulher, Luiza: "Tchièlo, tchièlo..." Sem o saber, Giacomo Marchioni estava dando o apelido que acompanha Ângelo até hoje: "Chelo", o nosso personagem deste domingo, um dos ídolos do futebol da São Bernardo de ontem e de sempre.

Chelo nasceu na Vila Baeta há 80 anos. Cresceu no bairro e ali mora até hoje. Quem o aproximou de Memória foi sua sobrinha, a professora e pesquisadora Marlene Moratti, e o álbum de figurinhas com os clubes do Grande ABC na década de 1950. Chelo, envergando a camisa do Vila Baeta FC, é um dos cromos carimbados daquela publicação.

A foto para a figurinha foi tirada pelos jogadores de São Bernardo no Foto Amaro, de Antenor Corradi, na Rua Marechal Deodoro. A figurinha original é mantida por Chelo ao lado de um conjunto de outras imagens do bairro e do clube. Hoje mostramos a figurinha carimbada original e alguns personagens da antiga Vila Baeta Neves, com destaque para uma preciosidade: a bomba de gasolina que existiu na Avenida Pereira Barreto, a primeira do bairro.

NOTÍCIA
João Versolatto era o homem de confiança do médico Baeta Neves. Coube a ele trazer do Interior várias famílias para trabalhar na então chácara de Baeta Neves, entre as quais as famílias Boin, Ferro e Marchioni. Uma história mais velha que os 80 anos de Chelo.

QUADRO FAMILIAR
Chelo nasceu em 10 de julho de 1929, filho de Giacomo Marchioni e Luiza Versolatto. Casou-se com Geni Luizon em 1953, na Matriz da Boa Viagem. O casal tem três filhos: Osmar, Márcia e Marta, e os netos Guilherme, Mariana e Ricardo.

AMANHÃ NA COLUNA
Futebol. Chelo com a camisa do Vila Baeta FC, da Brasmotor Clube e do CA Tognato.

News Seller
Domingo, 26 de julho de 1959

Manchete - Afastada a hipótese de epidemia de varíola

História - O jovem José de Souza Martins escreve: "Evolução industrial de São Caetano".

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 26 de julho de 1979

Manchete - Figueiredo (João, presidente da República) decide na próxima semana sobre fechamento de postos de gasolina

Saúde - Inamps descredencia o Hospital Paulista de Santo André.

- Inaugurada nova ala do Hospital São Caetano.

- Santo André inaugura ambulatório psiquiátrico na Rua Alemanha.

Educação - Simpósio de Educação Pré-Escolar de São Bernardo aponta falta de treinamento e reciclagem do professor.

Editorial - Preservar o poder é a preocupação dominante

Polícia - Comparsa de Bola Sete foge algemado em São Bernardo.

EM 26 DE JULHO DE...
1969 - Doutor Gabriel Nicolau falece em São Bernardo, depois de uma longa carreira médica realizada na cidade.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Areias e Sumaré celebram o seu aniversário hoje. Elas se reportam a Sant'Ana, padroeira da cidade, que vive hoje o seu dia.

O município de Areias é de 1770. Emancipou-se de Lorena pelo alvará real de 28 de novembro de 1816. Foi a única localidade paulista elevada a município por dom João VI. O significado do nome é "atalho".

Sumaré é de 1868. Tornou-se município pela lei estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, que a separou de Campinas. O nome Sumaré alude a uma espécie de orquídea.

Almanaque
Francisco Arnoni
Nascimento: Santo André, Paranapiacaba, 26 de julho de 1915.
Vereador: 1952 a 1954.
Prefeito de Ribeirão Pires: 1959 a 1962.
Partido: PTN.
Falecimento: Ribeirão Pires, 16 de maio de 1964.
Um dos quatro vereadores representantes do Distrito de Ribeirão Pires na Câmara Municipal de Santo André. Renunciou em 30 de dezembro de 1954 para participar da instalação do município de Ribeirão Pires.

HOJE
Dia dos Avós.

SANTOS DO DIA
Ana, Joaquim e Pastor. Ana e Joaquim, pais da Santíssima Virgem, avós de Jesus. Daí o porquê de hoje ser o Dia dos Avós.

Rapaziada do Rudge Ramos
Gino, Guilhem, Humberto Segato, Ismael, Jabá, Jair Riquenflaus, Jair Tapeceiro, Jairo Bitolo, João Careca e João Macena. São os nomes de hoje que podem falar sobre a história contemporânea deste bairro de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;