Cultura & Lazer Titulo
São Bernardo exibe presépios de todo mundo
Rita Norberto
Do Diário do Grande ABC
07/12/2002 | 18:03
Compartilhar notícia


Presépios produzidas no Vale do Paraíba e no Nordeste brasileiro, vindos da Itália, China, Cidade do México e da terra natal de Jesus, Belém, todos reunidos em um único lugar. Eles estão na exposição Presépios, organizada na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, no Centro de São Bernardo, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de São Bernardo. A entrada é gratuita e a exposição ficará aberta ao público até o dia 6 de janeiro.

A coleção pertence à diretora do grupo cênico Regina Pacis e produtora cultural Hilda Breda, que começou a comprar as primeiras peças em 1989, quando fez uma viagem a Madri, na Espanha. Ela diz que cresceu “fascinada” por presépios e depois que se casou queria ter um em sua casa, apenas por gosto pessoal. Naquela época, ainda não imaginava que pudesse colecionar presépios. No entanto, hoje ela já tem 194 tipos diferentes – alguns foram comprados em viagens pelo Brasil, ao exterior e outros foram presentes de amigos.

Esta é a primeira vez que Hilda expõe, mas suas peças são conhecidas pelos amigos e pelos amigos dos amigos, que visitavam a sua casa todo fim de ano para ver a sua crescente coleção. “Eles brincam que aqui não terá os salgadinhos de lá de casa”, disse. Até o ano passado, a cada fim de ano passavam cerca de 100 pessoas por sua casa. Agora ela expõe na casa cultural que leva o nome de seu falecido marido, o teatrólogo Antonino Assumpção, um dos fundadores do teatro em São Bernardo.

A exposição impressiona pela variedade. Há presépios feitos de diferentes materiais – dos mais tradicionais, como gesso, cerâmica, porcelana, até os mais diferentes, cristal, palha, arame, papel e até de frutas e doces, como um de pinhão e outro feito de marzipã, do Equador.

As peças trazem a história e a cultura de seu país de origem. “O do Canadá, por exemplo, ao invés de usar burricos, têm coiotes, que é animal típico daquele país”, explicou. Apesar das peculiaridades de cada país, todos representam o cenário onde Cristo nasceu, uma manjedoura com as figuras centrais na tradição católica: Maria, José e o menino Jesus. “Em alguns, as situações variam, em algumas peças, José está trabalhando na casa.”

O presépio de palha de Praga (República Tcheca) está entre os mais diferentes de sua coleção. São feitos com palha de milho, técnica usada por artesãos do local há mais de 300 anos. Os vindos de Belém e Jerusalém são produzidos com madeira da árvore das oliveiras.

Na coleção de Hilda, há o curioso menor presépio do mundo, com cerca 2 centímetros. Ele é montado dentro de uma pedra chamada Alabastro, que veio da antiga Tchecoslováquia (atual República Tcheca), e é todo feito de papel machê, vindo das Filipinas. Há ainda os modelos que encantam por tocarem música, acenderem luzes e possuírem fontes de água.

Segundo a colecionadora, o primeiro presépio, de acordo com história conhecida, foi montado por São Francisco de Assis no ano de 1223, no vilarejo da Greccio, na Itália, uma semana antes do nascimento de Cristo. Vem daí a tradição, hoje presente em todos os países cristãos.

A exposição Presépios, da colecionadora Hilda Breda, tem entrada gratuita e vai até o dia 6 de janeiro. Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção. De segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, aos sábados, das 9h às 17h. Endereço: rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro, São Bernardo. Informações podem ser obtidas pelo telefone 4125-0054.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;