Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 23 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

UE pode adiantar planos de assumir missão de paz na Bósnia


Do Diário OnLine

03/07/2002 | 11:28


O chefe de política externa da União Européia (EU) Javier Solana disse que se os Estados Unidos não chegarem a um acordo sobre a participação do país na operação da missão de paz da ONU na Bósnia, a UE pode assumir o controle antes do previsto.

Segundo declarações publicadas hoje pelo jornal francês "Libération", Solana afirmou que a Europa faria todo o possível para evitar a ameaça de veto dos EUA à prorrogação da missão na Bósnia. O governo norte-americano está fazendo pressão para que a comunidade internacional conceda imunidade a seus soldados diante do Tribunal Penal Internacional (TPI).

O governo norte-americano ameaçou negar a prorrogação do mandato, se o Conselho de Segurança da ONU não conceder imunidade aos soldados norte-americanos que integram tropas de paz.

Segundo a proposta americana, os soldados só poderiam ser processados 12 meses depois de ocorrido o suposto crime. O tempo seria mais do que suficiente para que eles retornassem ao território dos EUA, onde estariam protegidos.

Após o prazo, somente se a medida fosse aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU a corte poderia julgar um militar americano. O Conselho é um órgão no qual os EUA possuem poder de veto.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;