Cultura & Lazer Titulo
Wanda Stefânia encena peça baseada em Cora Coralina
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
23/07/2004 | 19:27
Compartilhar notícia


Os versos de Goiás Velho estão sábado e domingo no palco do Sesc Santo André por meio da interpretação de Wanda Stefânia. A atriz encena o monólogo Caminheira, dirigido por Clarisse Abujamra e baseado na poesia da goiana Cora Coralina (1889-1985). A peça integra a série de espetáculos 5 x 1, que termina no próximo fim de semana com Kerouac, interpretado por Mário Bortolotto.

Wanda vive oito personagens em Caminheira, cujo texto reúne trechos da poesia e prosa de Cora. A base é o poema As Maravilhas da Fazenda Paraíso. A atriz conheceu o trabalho da escritora quando fez uma viagem em 1995 a Goiás Velho, cidade natal de Cora.

O contato com a obra fez a atriz dedicar-se intensamente a esse monólogo. “Esse projeto é a menina dos meus olhos”, costuma dizer Wanda, que estreou Caminheira há quatro anos, em São Paulo. Este pela primeira vez no Grande ABC em 2002, no Teatro Lauro Gomes, de São Bernardo.

Os versos de Cora Coralina revelam pequenos detalhes da vida no sertão, sem deixar de expor a alma brasileira. Sua invenção em forma de texto fez dela a artista mais importante de Goiás.

Wanda começou sua carreira nos palcos quando tinha 18 anos. Em seguida virou garota-propaganda, atuando também como modelo. Aos 25, fez sua primeira participação em novela, mais precisamente em Rosa-dos-Ventos (1973), da TV Tupi. Atualmente, ela viaja pelo Brasil com Caminheira.

O último da série de cinco monólogos, Kerouac será apresentado nos próximos sábado e domingo, no Sesc andreense. No palco estará Mário Bortolotto interpretando texto de Maurício de Arruda Mendonça sobre a vida do escritor Jack Kerouac. A direção é do próprio Bortolotto. O programa 5 x 1, iniciado no início deste mês, apresentou também Fantina, Or Press Scape e Diana.

Caminheira – Teatro. Direção de Clarisse Abujamra. Com Wanda Stefânia. Sábado, às 21h, e domingo, às 19h. No Sesc Santo André (teatro) – r. Tamarutaca, 302, Santo André. Tel.: 4469-1250. Ingr: de R$ 5 a R$ 14.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;