Cultura & Lazer Titulo
Leoni dá mais um passo solo
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
28/07/2002 | 17:53
Compartilhar notícia


Autor de vários sucessos do Kid Abelha nos anos 80, como Lágrimas e Chuva, Como eu Quero e Pintura Íntima, Leoni faz uma nova investida em sua carreira solo ao lançar um CD com composições inéditas, Você Sabe o que Eu Quero Dizer (Batuque Elegante/Atração, R$ 20 em média).

O disco é essencialmente pop, como sempre foi o trabalho do artista. No entanto, os arranjos deram margem a um passeio por outros gêneros, ainda que de forma sutil. O samba-rock, por exemplo, permeia toda a faixa Samba e Saudade que, já no título, não esconde as intenções.

Uma injeção de MPB também faz diluir o gosto pop de outras composições, como Mais Perguntas que Respostas e Criado Mudo, no qual Leoni parece ter buscado inspiração na época de Noel Rosa – compositor de quem o artista é fã confesso e sobre o qual realizou um estudo.

Mas é o binômio violão-voz que dá a tônica do trabalho. O próprio Leoni confirma: “Eu tinha pelo menos umas 60 músicas compostas desde 1993, sem gravar. E dei prioridade às que continham mais violão e voz”.

Não poderia ser de outra forma. Nesses nove anos de quase jejum fonográfico (ele gravou um single em 1997, com Tudo Sobre Amor e Perda, que aparece com releitura neste álbum) Leoni confessa ter sentido falta de ter com quem dialogar artisticamente: “Vieram as ondas do pagode, do axé, do sertanejo e algumas das poucas coisas que me encantaram foram o Nirvana e o Radiohead”.

O músico já passeou por diversos estilos, se aprofundou em Noel Rosa e até flertou com o eletrônico. Mas desistiu por falta de calor humano. “Esse é um terreno muito árido, não tem quase letra. Queria algo que falasse das minhas aflições, da minha vida. Música é expressão humana e quanto mais gente tiver envolvida, mais rica se torna”, afirma.

Por isso, não é de estranhar que Leoni trate basicamente de temas do cotidiano e de relacionamentos em sua música, sempre com vocabulário acessível e conteúdo emotivo: “Tento ser o mais pessoal possível. Sei que assim estarei espelhando a vida de muita gente”.

Entre as baladas do disco estão Melhor pra Mim e Temporada das Flores. E vale destacar a doce Criado Mudo, que o músico compôs em homenagem a seu avô, com quem manteve laços afetivos muito fortes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;