Setecidades Titulo COLUNA
A quermesse da igreja cor-de-rosa. Como nos velhos tempos

Tem sanfoneiro, churrasqueiro e um tripé que reúne qualidade, segurança e voluntariado

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“Eu era estrangeiro e me acolhestes”.
Lema da Congregação dos Missionários de São Carlos, dos carlistas ou scalabrinianos, fundada por João Batista Scalabrini e cujo padrono é São Carlos Borromeu.

_________

No programa “Memória na TV” desta semana, uma retrospectiva do que foi a quermesse junina da Igreja Matriz Santo André. Trata-se, provavelmente, da mais antiga quermesse da cidade, uma sequência das festas italianas ali realizadas no começo do século XX.

No programa, a matriz da igreja cor-de-rosa é representada por Francisco Carlos da Costa, membro do Caep (Conselho Administrativo e Econômico Paroquial), que nos traz várias boas informações:

- O atual pároco é um padre haitiano, Jean Dickson Saint Claire.
- Dirigida desde o início, em 1911, por carlistas, a Matriz Santo André preserva a ação social do fundador da congregação, beato Scalabrini, de dar apoio aos migrantes e imigrantes.
- No passado, os scalabrinianos acompanhavam os italianos que se aventuravam pelo mundo em busca de melhores condições de sobrevivência. Hoje, o Centro de apoio ao Migrante, em Utinga, acolhe venezuelanos e tantos outros sul-americanos, africanos, sírios, geralmente refugiados.
- Os novos imigrantes recebem apoio inclusive para aprender o português, independente da fé que professam: “São seres humanos, e como tal merecem ser recebidos e promovidos”, destaca Francisco no programa.

O centro da entrevista é a quermesse centenária, o povo por ela atraído – de vários bairros andreenses e cidades do Grande ABC – e os voluntários. “Eles se revezam nas diversas barracas e o único salário que recebem é o sorriso das pessoas”, comenta com alegria o nosso entrevistado.

Para o programa, “Memória” recebeu cerca de 400 fotografias e vídeos da quermesse. As fotos levam as assinaturas dos fotógrafos Carlos Seagatini e Pedro Giordan, e os vídeos são de outros voluntários.

Outra novidade para nós: em novembro, no dia do padroeiro Santo André – ou perto da data, 30 de novembro – será feita uma nova carreata, cujo itinerário está sendo pensado. Extrapolará os limites da paróquia. Memória quer acompanhar.

MEMÓRIA NA TV
A quermesse histórica da Vila Assunção
Entrevistado: Francisco Carlos da Costa
No ar pelo Diário Online: www.dgabc.com.br

Diário há 30 anos
Terça-feira, 11 de julho de 1989 – ano 32, edição 7114

Manchete – Juiz autoriza a desapropriação da Viação São Bernardo em favor da Prefeitura.

Grande ABC – Lixo e entulham se acumulam nos espelhos d''água das Prefeituras do ABC

Em 11 de julho de... 

1919 – Caos social em Santo André motivado pela greve dos trabalhadores da Tecelagem Ipiranguinha. 

A sede do Centro Operário foi ocupada pela polícia. Homens, mulheres e crianças que ali recebiam alimentos foram espancados. 

Pelas ruas, enorme aparato policial. Operários são presos e remetidos ao Gabinete de Identificação, em São Paulo. Reuniões estão proibidas.

Do noticiário do Estadão: Weimar, Alemanha, 9 – A Assembleia Nacional da Alemanha aprovou, em segunda votação, a ratificação do tratado de paz.

Roma, 10 – Não circularam hoje os jornais desta capital devido à greve dos tipógrafos.

1959 – Estão inscritos em São Bernardo 20.223 eleitores, aptos a votar no próximo pleito de outubro. Há oito anos (1951) o número de eleitores não chegava a 6.000.

Hoje

- Dia do Mestre de Banda
- Dia Mundial da População (ONU)

Santos do dia

- Pio I. Décimo papa. Eleito no ano 142. Governou a Igreja durante dez anos. Foi, provavelmente, martirizado em Roma, sucedido por São Aniceto.
- Bento ou Benedeto 
- Olga
- Olivério Plunket

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 11 de julho:

- Em São Paulo, Andradina. Elevado a município em 1939, quando se separa de Valparaíso. O nome homenageia o fundador da cidade, Antonio Joaquim de Moura Andrade.

- No Maranhão, Brejo e Turiaçu

- No Rio de Janeiro, Mendes

- No Ceará, Missão Velha

- Na Bahia, Piatã

- No Paraná, Santa Maria do Oeste

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;