Setecidades Titulo Segurança
GCM de S.Bernardo anuncia 1ª mulher no comando da corporação

Claudia Aparecida Coelho, 49, assume liderança de 807 agentes de segurança da cidade com objetivo de integrar forças policiais

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
16/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


Claudia Aparecida Coelho, 49 anos, é a primeira mulher a assumir o comando da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo em 20 anos de existência da corporação. Com 15 anos de experiência, ela foi nomeada ontem pelo prefeito Orlando Morando (PSDB) e substituirá o atual comandante, Flavio Leão, que deixa o cargo após dois anos.

Na oportunidade o subinspetor Denilson Amador da Silva, 42, também foi anunciado como subcomandante da GCM.

Integrante da GCM de São Bernardo desde 2004, Claudia fez parte da quinta turma de agentes a ingressar na organização. Ela ocupava, até então, o cargo de subinspetora, no bairro Assunção. Agora, assume a liderança da corporação, que conta com efetivo de 807 agentes, sendo 30% mulheres.

A mudança atende ao requisito preconizado pela Lei Federal 13.022, de 8 de agosto de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais e determina que o comandante do órgão seja um funcionário de carreira.

“Assumo este grande desafio com a missão de dar continuidade ao trabalho que tem sido empenhado pela corporação, como a Operação Noite Tranquila, com foco no combate aos pancadões e perturbação do sossego”, disse Claudia. Ela ressaltou ainda a emoção por ver o seu trabalho reconhecido. “É um sentimento de gratidão. Meu avô era da cavalaria e, hoje, minha filha atua na GCM. Faz parte da minha família servir a sociedade.”

Na região, Claudia é a segunda mulher a atingir o posto máximo da GCM. Antes, em 2016, Vanessa Herrera Pacheco esteve à frente da guarda municipal de São Caetano.

Para o prefeito Orlando Morando, a nova comandante assume o compromisso de fortalecer a relação da corporação junto às polícias Militar e Civil. “A GCM vem cada vez mais cumprindo apoio à segurança da cidade e temos este desafio de combater a violência em ações integradas, o que os números de São Bernardo mostram que tem dado resultado.”

Na oportunidade, o chefe do Executivo disse que, atualmente, a corporação tem finalizado os últimos testes com 100 GCMs que devem iniciar as atividades no segundo semestre. Fora isso, há previsão para a compra de 400 armas até dezembro.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Carlos Alberto dos Santos, os novos agentes irão reforçar as rondas feitas pela corporação. “Além disso, estamos falando de uma reposição de quadro de funcionários que se aposentaram.”

Desde 2017, a GCM tem recebido série de investimentos da Prefeitura. Desde o ano passado, a Guarda Civil Municipal de São Bernardo conta com frota de veículos, composta por 50 carros zero-quilômetro, por meio de contrato de locação. Os coletes e armamentos utilizados por profissionais também foram trocados.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;