Cultura & Lazer Titulo Agenda
Gravuras assinadas pelo alto escalão

Mostra na região conta com peças de Aldemir Martins, Luiz Sacilotto e Burle Marx

Vinícius Castelli
22/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza


 Encontrar em um mesmo espaço obras assinadas por artistas plásticos importantíssimos como o andreense Luiz Sacilotto (1924- 2003), o cearense Aldemir Martins (1922-2006) e o italiano radicado em Alfredo Volpi (1896-1988), isso para citar apenas alguns, não é algo que acontece todos os dias. E é exatamente isso o que promove gratuitamente até dia 16 de agosto a Betto Damasceno Galeria de Arte, em São Bernardo, com a exposição coletiva A Grande Arte da Gravura.

No total, o público poderá apreciar obras de 32 artistas brasileiros. Além das gravuras dos já citados, há trabalhos de Roberto Burle Marx (1909-1994), Tomie Ohtake (1913-2015) e Carybé (1911-1997), entre outros. Os trabalhos de dois estrangeiros também ilustram a mostra: do argentino Leon Ferrari (1920- 2013), e do húngaro Victor Vassarely (1908-1997).

“Esta é certamente uma exposição de gravuras de alto nível”, afirma o proprietário da galeria, artista plástico e marchand Betto Damasceno. “Além dos artistas citados, temos outros não menos importantes, como Arthur Luiz Piza e Arcângelo Ianelli”, explica.

Responsável pela curadoria da mostra, Enock Sacramento reforça: “A Grande Arte da Gravura reúne nomes da primeira linha desta técnica, entre eles Marcelo Grassmann, morto há cinco anos em São Paulo, e Arthur Luiz Piza, que nos deixou no ano passado, em Paris, onde viveu e trabalhou por mais de 60 anos. Ambos desenvolveram uma obra que os projetou internacionalmente. Marcelo Grassmann foi premiado na Bienal de Veneza, em 1958, e Piza teve consistente carreira internacional, a partir do inicio dos anos 1950, em Paris. A obra gráfica de ambos é primorosa.”

A quase totalidade das obras que estão na mostra é do acervo da Papel Assinado – escritório de arte com foco principal em gravuras. “Algumas peças expostas são muito raras. Fazem parte do do segmento mais precioso da Papel Assinado. Existem obras preciosas nesta exposição”, explica Damasceno.

Tudo em exposição está à venda. Os preços vão de R$ 80 a R$ 22 mil. O marchand avisa que se trata de gravuras originais e numeradas. Algumas com tiragens muito baixas. Todas elas assinadas pelos seus criadores.

A Grande Arte da Gravura – Exposição. Na Betto Damasceno Galeria de Arte – Av. Kennedy, 700 – Piso L2 do Golden Square Shopping. Até dia 16 de agosto. Visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;