Setecidades Titulo
Clima seco dura mais 2 dias e qualidade do ar deve piorar hoje
Ana Carolina Negrão
Especial para o Diário
26/07/2006 | 08:02
Compartilhar notícia


Os transtornos causados pelo verão fora de época, como pele e boca seca, dor de cabeça, olhos ressecados, dificuldade para respirar e muita sede, vão durar mais dois dias. Terça-feira, a qualidade do ar piorou no Grande ABC e a umidade relativa chegou a 26% em Santo André. Segundo meteorologistas, o índice pode atingir o nível crítico nesta quarta-feira, abaixo dos 20%. A situação só melhora na sexta-feira no final da tarde, com a entrada de uma frente fria vinda da Argentina. A previsão é de chuva – o que não ocorre há um mês – e temperatura mais amena.

Na última segunda-feira, foi registrada a maior temperatura em 63 anos no mês de julho em São Paulo, 30.5°C. Terça-feira, a máxima foi de 28.5°C no Mirante de Santana, na zona Norte da Capital. Em Santo André, a máxima foi de 27°C.

"Não estamos surpresos com isso. As temperaturas dessa semana estão dentro das previsões para o mês de julho", afirma o metereologista do Climatempo, André Madeira. Segundo o pesquisador, o inverno seria de temperaturas normais a elevadas para estação.

Há quase um mês o calor e o tempo seco incomodam a população. A última chuva registrada no dia 26 de junho, quando a temperatura caiu drasticamente. Nesse período os termômetros registraram mínima de 7.9°C na região.

"O que aconteceu é que a última frente fria que veio da Argentina estacionou sobre o país e se aqueceu. Como já é uma massa de ar seco, o ar continuou seco e posteriormente quente. Na próxima sexta-feira, uma outra massa de ar frio também Argentina chega no Estado e o tempo muda", explica o meteorologista do 7º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia, Marcelo Schneider.

Segundo o médico Adriano Guazzelli, pneumologista e professor da Faculdade de Medicina do ABC, a alta temperatura só aumenta a sensação de ar seco. "O tempo seco irrita as mucosas e brônquios o que ocasiona crises de asma e das doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como efizema e bronquite crônica".

Ele explica que, além disso, há outros problemas, como desconforto nos olhos, tosse seca e respiração com chiado. (Supervisão de Illenia Negrin)

Cuidados

A região registrou, terça-feira, o menor índice de umidade relativa do ar no mês de julho: 26%. Outras regiões do país também tiveram dia seco. Ribeirão Preto e Presidente Prudente estão em estado de alerta devido a taxa de umidade que está abaixo de 20%. O fato ocasiona um aumento no atendimento de crises respiratórias nas unidades básicas de saúde. Para evitar complicações típicas do inverno, confira algumas dicas práticas:

- A primeira dica é tentar umidificar o ambiente. Para isso, reserve bacias cheias de água e coloque nos cômodos da casa.

- Procure ingerir muito líquido: cerca de 2 a 3 litros de água, por dia.

- Tente fazer com que os ambientes estejam sempre limpos e arejados.

- Prefira vestir roupas leves e, de preferência, de cores claras. Evite tecidos sintéticos, que impedem a ventilação do corpo.

- Tome cuidado com a alimentação. Sempre que possível, elabore cardápios leves, com frutas e saladas.

- Faça a higiene de casa com panos úmidos. Evite a utilização de vassouras, elas podem levantar a poeira do chão e causar crises respiratórias.

- Lembre-se ainda que toda doença requer avaliação médica. A automedicação pode agravar a crise respiratória.
Fonte: Pronto-Socorro de Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;