Setecidades Titulo Atividade Delegada
São Caetano retoma ‘bico oficial’ da PM

Convênio com o Estado permite que até 16 policiais atuem diariamente na cidade em regime especial

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
28/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


 A Prefeitura de São Caetano anunciou ontem a retomada da Atividade Delegada, programa firmado em parceria com o governo do Estado, que passa a oferecer, a partir de hoje, reforço de até 16 policiais militares, em escala especial, atuando nas ruas da cidade.

Suspenso desde julho do ano passado, quando o último convênio venceu, o programa autoriza que policiais militares desempenhem suas funções nos dias de folgas, sendo remunerados por este serviço durante três anos. Atualmente, São Caetano é o único município do Grande ABC a possuir este acordo com o Estado.

Cada policial poderá trabalhar até oito horas diárias fora da jornada normal, por até dez dias no mês (ou seja, máximo 80 horas mensais). O valor pago aos agentes será de R$ 158 por dia. Por ano, o governo do Estado irá desembolsar cerca de R$ 910 mil para manter o programa.

“Esse convênio impacta diretamente na qualidade da Segurança pública da cidade com o aumento do contingente à disposição. Passaremos a ter 32 PMs nas ruas todos os dias (sendo 16 na modalidade de regime especial e outros 16 que atuam normalmente na cidade)”, diz o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

Na prática, segundo o capitão Rodrigo Rocco Razuk Maluf, comandante da 3ª Cia do 6º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, o aumento do efetivo contribuirá diretamente no trabalho inteligente da corporação no município. “Os agentes que atuarem no regime especial serão direcionados a áreas onde temos concentração de ocorrências criminais. Neste caso, serão responsáveis pelas operações de trabalho preventivo, enquanto os demais policiais atenderão os chamados da população”, explica.

Com o reforço de policiais nas ruas, a Prefeitura de São Caetano promete esforços na elaboração de estudo que irá nortear a implantação de câmeras de monitoramento nas áreas de divisa do município. “Nossa expectativa é a de entregar em 60 dias esse material com quantidades de equipamentos a serem comprados e custo do projeto”, afirma a secretária de Segurança do município, Elaine Maria Biasoli.

Estudo preliminar aponta que 13 áreas de divisa do município, incluindo trecho próximo à Avenida Almirante Delamare, na Capital, sejam contempladas com o projeto.

 

CONVÊNIO

Em nota, a Prefeitura de São Bernardo disse ontem realizar estudos para viabilizar a implantação da Atividade Delegada na cidade porém sem prazos estabelecidos. Demais cidades descartam a possibilidade.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;