Internacional Titulo
Governo espanhol reforça meios militares em ilhas
Por Das Agências
12/07/2002 | 10:35
Compartilhar notícia


O governo espanhol decidiu reforçar os meios militares de todas as unidades espanholas permanentes que existem nas ilhas frente ao Marrocos, depois dos novos incidentes militares marroquinos observados nesta sexta-feira, pela manhã.

O vice-presidente do Governo Mariano Rajoy, declarou nesta sexta-feira, depois do conselho de ministros semanal, que a chegada nesta quinta-feira de alguns soldados marroquinos à ilhota de Perejil, perto do enclave espanhol de Ceuta, é um ato "incompatível" com o tratado de amizade e cooperação entre ambos países.

Para um porta-voz da Comissão Européia, o incidente provocado entre Espanha e Marrocos pela instalação de militares marroquinos em um ilhote espanhol "é uma violação da integridade territorial espanhola", mas sua solução corresponde aos países afetados.

A presença marroquina no ilhote de Perejil, na costa marroquina, "é uma violação da integridade territorial espanhola, é uma questão de soberania antes de tudo", declarou o porta-voz, que considerou o fato "lamentável".

A nova chanceler espanhola, Ana Palacio, disse que a situação é 'muito séria' e vai contra um tratado de 1991. Ela pediu a volta “à situação anterior'.

O Marrocos não vai retirar os militares que instalou em um posto da ilha de Perejil, reivindicada pela Espanha, nas águas do Mediterrâneo.

A ilha de Perejil foi libertada em 1956, quando terminou o protetorado espanhol sobre a região Norte do reino. Segundo uma autoridade marroquina, o reino de Marrocos não tem "nenhuma intenção de dramatizar" o assunto.

Esta ilhota "tão grande como um estádio de futebol" está sob soberania marroquina e os militares marroquinos estão aqui "com todo seu direito", por simples "questão de circunstância", afirmou a autoridade, segundo a agência France Presse.

A decisão de Marrocos de instalar um "posto de vigia" não é nenhuma provocação, nem uma ameaça à Espanha", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;