Cultura & Lazer Titulo
Possível auto-retrato de Velázquez é descoberto
Por Da AFP
02/05/2003 | 13:15
Compartilhar notícia


Um italiano teve a sorte há vinte anos de comprar por menos de 100 dólares em um leilão em Londres um possível auto-retrato do grande mestre espanhol Diego Velázquez.

A pintura, de 12 por 18,5 centímetros, que será exposta no final de maio em uma galeria de Parma (Norte da Itália), foi adquirida por 180.000 liras (hoje 96 dólares) em setembro de 1983, pelo proprietário de um bar, amante da arte, em um leilão da Christie's.

O quadro, o rosto de um jovem com bigodes, que foi atribuído pela casa de leilões a um anônimo do século XIX, despertou o interesse de um dono de galeria de Parma, Antonio Puglisi, perito do tribunal em assuntos de arte, que acredita tratar-se de um Velázquez.

Puglisi, convidado para um jantar em 1995 na casa do dono do quadro, ficou impressionado com a pintura, tendo aconselhado o dono a submetê-la ao julgamento de outros peritos para determinar a época em que foi feita.

Segundo Puglisi, trata-se de uma pintura realizada no século XVII, com muitos elementos que indicam que pode ser uma obra feita por Velázquez em sua juventude.

O dono do quadro, que não quis revelar seu nome, decidiu encarregar a Fundação Cesare Gnudi de Bolonha (Norte) e o Instituto de Conservação e Restauração de Bens Culturais da mesma cidade de uma série de exames estratigráficos e químicos.

"No dia 31 de janeiro passado, a Fundação concluiu que a pintura foi feita sem dúvida em 1600", contou Puglisi ao jornal Gazzetta de Parma.

Para chegar ao autor, o dono do bar consultou numerosos especialistas, "incluindo o Museu do Prado, que não respondeu nem sim nem não", comentou Puglisi.

Desde então, o proprietário tem recebido "muitas propostas de compra, de valor considerável, embora nenhuma por escrito", assegurou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;