Palavra do Leitor Titulo
Pascoa: mais fé e menos festa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

Dgabc
31/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Páscoa: mais fé e menos festa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até a ressurreição, quando o espírito e corpo foram reunificados.

É uma das celebrações mais importantes, no mesmo tom do Natal. Uma vez que o Natal marca o nascimento de Cristo e a Páscoa aponta para nós o sacrifício Dele no calvário e o cumprimento de sua missão. O cristão olha a Páscoa não apenas como uma celebração religiosa, mas como a marca da salvação em Cristo Jesus.

Os judeus comemoravam a Páscoa para relembrar sua libertação da escravidão do Egito, que é relatado no velho testamento da Bíblia. O nome Páscoa vem do hebraico e significa passagem. Esta festividade é comemorada até hoje por todos os judeus do mundo.

Ultimamente, porém, a Páscoa é uma data que se transformou em festa comercial, fazendo com que muitos se esqueçam da verdadeira razão da comemoração: Jesus Cristo.

Prova disso é o número de pacotes de viagens nacionais e internacionais vendidos, o bacalhau na Sexta-feira Santa, sem contar nos ovos de chocolate. Não podemos radicalizar e não celebrar com as crianças, mas os pais devem ensinar aos filhos que estes são meramente símbolos e que o verdadeiro sentido da Páscoa é a libertação pelo sangue de Jesus.

A festa social, os ovos de Páscoa e o almoço em família só têm sentido se, de forma paralela, a família participar das celebrações e viver com Cristo o mistério de sua ressurreição. Se a gente vive a Páscoa de forma espiritual, também é válida a realização da festa material.

Vivemos em um mundo violento, sem muita afetividade, em que as pessoas estão distantes e desconectadas. Hoje, com toda a tecnologia, somos capazes de procurar nossos vizinhos nas redes sociais, mas não temos coragem de bater na porta da casa dele e perguntar se está tudo bem.

A Páscoa deve ser comemorada corretamente, ensinando à família e aos filhos os sinais e a evidência da remissão do pecado em Cristo Jesus. É momento de profunda reflexão e prática dos princípios essenciais para a fé. É momento de se reaproximar de Deus, buscando o crescimento pessoal para se tornar uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.

Orlando Morando é deputado estadual pelo PSDB.

Palavra do leitor

Trânsito

Quem mora em São Bernardo vive no dia a dia uma imensa irritação para transitar de automóvel pela cidade. Quando chove, é certa a inundação das ruas Marechal Deodoro, Jurubatuba, Paço Municipal e imediações. Não obstante a isso, a incompetência da engenharia de tráfego é bizarra. Nas ruas centrais não existem faróis sincronizados para dar fluidez ao trânsito, causando com isso um congestionamento irritante.

Paulo Nishikawa

São Bernardo

Sem cuidado

Dentre as mais de 100 metas que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou, essas são as da área da Saúde: construção de cinco UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas, reforma e ampliação de 14 prontos-socorros e de seis AMAs e 43 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), além da recuperação e adequação de 16 hospitais municipais. Construir e construir! Será que se ele atentasse para o que já temos e formasse equipes de gerenciamentos, mais médicos especialistas, ou seja, cuidar do que já tem, não seria de fato mais útil à população? No entanto, construir traz muito mais lucro mediante os contratos milionários.

Rosângela Caris

Mauá

Dilma

Lendo certos comentários a respeito dos amigos da presidente Dilma, ficamos perplexos sem saber se rimos ou choramos. À presidente, estimamos que tenha bem mais cultura de que o seu padrinho, o Lula, que não cansava de comentar que não gostava de ler, o que lhe causava sono. Mas, nota-se em algumas ações da presidente certos descontroles em apresentar como seus companheiros, politicos comprovadamente corruptos.

Américo Del Corto

Ribeirão Pires

Dívida

Sou morador de Mauá desde 1937. Lendo a matéria deste Diário (Política, dia 28), sobre a divida que se arrasta há 22 anos e observando o esforço do prefeito Donisete Braga para reduzi-la, desejo-lhe infinitos parabéns. Vejo empenho em resolver os problemas financeiros para melhorar a cidade, que os antecessores não demostraram, talvez por incompetência. Sugiro que siga o mesmo procedimento do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, em relação à despesa com o funcionalismo,que aplicou o PDV (Programa de Demissões Voluntárias). Sugiro que ocupe o seu precioso tempo andando pela cidade, verificando as prementes necessidades, não ser só administrador de gabinete, como foram a maioria dos antecessores.

Luiz Alesina

Mauá

Calçadas

Gostaria de saber qual o critério que o departamento de trânsito de São Bernardo usa para autorizar as placas de propaganda nas calçadas. Elas só servem para atrapalhar os pedestres e a visão dos motoristas, além de emporcalhar ainda mais nossa cidade. Gostaria de providências do Departamento de Trânsito ou de algum vereador que se interesse por acabar com esta publicidade, que só obstrui a visão dos motoristas

Fernando Augusto Ramalho

São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;