Setecidades Titulo Tradição
Desfile cívico reúne 20 mil pessoas no Centro de Diadema

Evento teve como tema combate às desigualdades
sociais e enfatizou pedido pelo fim do assédio sexual

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
08/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Desfile cívico em celebração aos 195 anos da Independência do Brasil reuniu, ontem, 20 mil pessoas em Diadema, entre público, participantes e colaboradores, segundo a Secretaria da Defesa Social. O ato, que teve como tema Cidade Inclusiva em Combate às Desigualdades Sociais, também trouxe à tona pedido pelo fim do assédio sexual e foi realizado na Avenida Sete de Setembro, no Centro. Bandeiras do País foram distribuídas aos espectadores.

Ao todo, 8.000 pessoas desfilaram, sendo 6.000 estudantes de 34 escolas (30 municipais, duas estaduais e duas particulares), além da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A abertura, que ficou a cargo do efetivo do Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, GCM (Guarda Civil Municipal) e do Tiro de Guerra, chamou a atenção, principalmente das crianças, pela imponência das viaturas, mas também por um detalhe observado por Lucca, 6 anos, filho da vendedora Aline Garcia, 33. “Gostei dos cachorros que desfilaram com a guarda”, contou o menino. “É a segunda vez que a gente vem ao desfile. O Lucca já sabe o significado feriado e cobra para virmos”, falou a mãe.

A autônoma Estela Santana Melo, 45 anos, e a filha, Hellen, 12, foram ao evento com camisetas que demonstravam patriotismo. As duas comparecem ao desfile todo ano. “Hoje os valores estão esquecidos e é uma data muito importante, por isso, a gente sempre faz questão de vir”, disse Estela.

A costureira Maria da Paz Rodrigues de Jesus, 57, vai anualmente ao desfile. Neste ano, com os casos de corrupção no País, que integram diariamente os noticiários, ela disse que o momento “não é de comemoração”, mas ressalvou que a celebração é importante para unir as pessoas, em prol de um País melhor. “A união sempre faz a força e deixa tudo mais bonito.”

Moradora de Poá, a jovem Beatriz Pereira, 20, foi ao evento pela primeira vez, prestigiar a mãe, que desfilou na ala dos bombeiros civis. “Na minha cidade tem poucas vezes esse evento. Achei lindo.”

O encerramento foi protagonizado por artistas do Circo Escola, da cidade.

REGIÃO

Diadema foi a única cidade do Grande ABC a realizar o desfile da Independência. Os demais municípios justificaram contenção de custos para o cancelamento do evento. Na cidade diademense, o gasto com a estrutura foi de R$ 59 mil, segundo o prefeito Lauro Michles (PV). “Quem vem aqui é tudo voluntário, querendo fazer algo de bem para o País e para a cidade”, disse o chefe do Executivo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;