Cíntia Bortotto Titulo Carreira
A hora da recolocação
Cíntia Bortotto
24/07/2017 | 07:25
Compartilhar notícia


Na semana passada, falei um pouco sobre o drama de quem perde o emprego em uma situação econômica não tão favorável, como a que estamos vivendo agora. Hoje, vou falar um pouco sobre o passo a passo para você se recolocar.

Eu sempre dei muito destaque para o planejamento de carreira, um tema que já citei bastante nesta coluna. Ele serve como uma bússola, que indica os caminhos, de acordo com suas competências, conquistas e desejos. Este direcionamento não deve ficar de lado quando você está em uma fase entre empregos. O que eu lhe pergunto é: Onde você quer chegar? Para onde quer ir? Claro que a questão financeira conta muito nesta hora, mas nem sempre aceitar a primeira coisa que aparece é o ideal. Foque em oportunidades que têm a ver com suas expectativas. Avalie as situações com clareza, para saber escolher as melhores chances.

Na hora de preparar seu currículo para as vagas, personalize-o para cada uma delas. Customize de acordo com o perfil da empresa e os objetivos da área. Uma dica que sempre dou para que elenque no seu currículo seus feitos palpáveis: Como você colaborou com a empresa? Em que projetos você fez a diferença? Que problemas conseguiu resolver? Consegue colocar estes dados em números? Isso é muito importante para mostrar de maneira concreta o que você fez.

Neste momento entre empregos, também sugiro que você foque em seu autodesenvolvimento. Faça uma autoanálise e verifique quais são seus pontos fortes e quais ainda precisa melhorar. Existem diversas possibilidades de aprender gastando pouco ou praticamente nada. Livros, filmes e cursos gratuitos como Moocs são algumas sugestões para aproveitar o tempo livre e se preparar para as oportunidades que estão para surgir.

Uma dica muito importante é alertar seus contatos sobre seu movimento no mercado. Avise conhecidos e amigos sobre sua disponibilidade e acesse sua rede de networking. Neste momento, este é um grande capital. Outra coisa importante é: na hora de procurar trabalho, seja assertivo quando contatar os diretores de RH. Eles recebem muitos e-mails e mensagens todos os dias, por isso, seja direto, sem se tornar um spammer.

Na hora da entrevista, seja verdadeiro. Como já disse anteriormente, estude seus feitos e tenha na ponta da língua seus principais resultados. Apresente-os de maneira mensurável. Demonstre interesse, mas sem exageros. Conhecer bem a empresa neste momento é fundamental também: ler entrevistas dos executivos, vídeos das redes sociais, etc. Lembre-se de que você também está escolhendo e mantenha a calma e a paciência para os feedbacks, que às vezes podem demorar, mas acredite, eles vêm. Assim, prepare-se para se recolocar! Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;