Setecidades Titulo Base da GCM
Região da Vila do Tanque ganha mais Segurança hoje com base da GCM
Bia Moço
16/07/2017 | 07:19
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Moradores das regiões das vilas do Tanque, São Pedro e Esperança, em São Bernardo, têm motivos para comemorar. A Prefeitura entrega hoje, a partir das 10h30, base da GCM (Guarda Civil Municipal) no centro destas comunidades. O local fica em frente à área que anteriormente abrigava o Volkswagen Clube, na Vila do Tanque, hoje complexo esportivo e educacional municipal formado pelo Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, Centro Esportivo da Vila São Pedro, CEU (Centro Educacional Unificado) Regina Rocco Casa e Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol.

Para a população dos bairros do entorno, a base da CGM será uma forma de inibir e diminuir ações de violência. Os guardas civis foram deslocados para o espaço há alguns dias, antes mesmo da entrega oficial pelo governo, com o objetivo de se evitar atos de vandalismo contra a base, que funcionará 24 horas por dia.

No entanto, a simples presença da GCM já implica em mais Segurança à população local desde a chegada, segundo informações de moradores vizinhos.

Elias da Silva Arcino, dono de padaria no bairro, explica que a medida favorece a Segurança e ajuda a diminuir a ação de criminosos ou mesmo atos de violência. “Eu, graças a Deus, fui apenas vítima de assalto há 14 anos. Com a GCM aqui ficará bem melhor, pois tem muito roubo de celular na avenida”, afirma.

Segundo dados do 6º Distrito Policial, que atende às vilas São Pedro, Esperança e do Tanque, somente neste ano foram registrados 24 roubos, quatro roubos de veículos, 16 furtos e três furtos de veículos. Os números mostram que a ação de criminosos se concentra, sobretudo, em pontos das avenidas Pedro de Alcântara e Tiradentes, e das ruas Santo Antônio, Jardim, dos Pássaros, Machado Barbosa e Primeiro de Maio.

Para Maria Passo, 45 anos, merendeira do CEU localizado no complexo, a iniciativa da Prefeitura é importante tanto para moradores quanto a visitantes que estejam de passagem pelos bairros. “Ficou ótimo, para os adultos e para as crianças. Trabalho no CEU, aqui em cima, e passo por aqui às 5h40. Com a base melhora, porque é menos perigo para todos”, comenta.

Na opinião do marceneiro Ailton Ferreira da Silva, 48, a instalação da base chega em bom momento, já que são comuns casos de imprudência com veículos, de roubo excessivo de celulares e de falta de respeito com a vizinhança. “Antes (da chegada da base), tinha uns motoqueiros que ficavam empinando a moto aqui na avenida e fazendo muito barulho. Um deles chegou a atropelar um idoso, que se machucou, quebrou a perna e ficou bom tempo de cama”, explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;