Setecidades Titulo Coleta de lixo
População começa a sentir efeitos de impasse entre governo e empresa

Ecopontos estão saturados sem coleta, e ruas começam a acumular lixo

Matheus Angioleto
Especial para o Diário
06/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Moradores de São Bernardo começam a sentir as consequências do impasse entre Prefeitura e SBC Valorização de Resíduos, empresa responsável pela coleta de lixo. Ontem, em diversas ruas do município, foi possível ver acúmulo de lixo – ecopontos apresentam problemas há pelo menos uma semana.

O governo alega que “desde o início da gestão busca atualizar o contrato, considerando que o mesmo é nocivo e prejudicial à população, uma vez que não respeita o uso de dinheiro público”. O Executivo alega ainda que a empresa passou a “retaliar a administração, precarizando serviços em alguns pontos da cidade”. Além de afirmar ter notificado a SBC Valorização, a Prefeitura desmente débitos alegados pela empresa e reforça arcar com a folha salarial da prestadora de serviço, “com depósito judicial mensal”.

Ainda em nota, a municipalidade afirma que “visando minimizar os problemas de impacto aos moradores iniciou, com equipamentos e mão de obra próprios, a limpeza dos ecopontos. Assim que todos estiveram aptos, serão liberados para a população (o que deve ocorrer hoje)”.

Para finalizar, São Bernardo afirma que “caso a empresa não retome os serviços de maneira adequada, tomará as medidas cabíveis para solucionar os problemas causados”.

Por outro lado, a SBC Valorização de Resíduos justifica estar sem receber da Prefeitura “há mais de sete meses” e que vem “utilizando dinheiro próprio e obtido por meio de operações de empréstimos para cobrir o rombo de R$ 123 milhões causado pelo descumprimento do contrato pelo Executivo e realizar a coleta e a limpeza urbana”.

A SBC diz que “serviços essenciais, como a coleta domiciliar e o tratamento dos resíduos, estão sendo realizados com atrasos, por escassez de recursos (combustível, peças de manutenção e equipamentos), porém, jamais foram interrompidos. A situação provocada pela falta de pagamento da Prefeitura se tornou insustentável e poderá impactar os serviços prestados pela SBC VR. Os demais serviços, como coleta seletiva e zeladoria, estão paralisados por total falta de recursos financeiros. Os 12 ecopontos estão no limite da capacidade por falta de recursos operacionais para destinar os resíduos recolhidos”, informa em nota – o texto também nega irregularidades no contrato e afirma não haver motivos para justificar “cancelamento unilateral da PPP (Parceria Público-Privada)”.

Enquanto o imbróglio entre as partes continua, moradores são afetados. “O lixo estava na rua desde segunda-feira passada. Eles (Prefeitura) vieram limpar ontem (anteontem) com escavadeira”, conta a síndica Maria Aparecida da Silva Garcia, 62 anos, da Pauliceia. Segundo o funileiro aposentado Miguel Grecco, 75, a Vila Vivaldi vem sendo alvo de descarte de lixo nas calçadas constantemente. “Ontem (anteontem), a calçada estava com lixo de fora a fora.”

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;