Internacional Titulo
Irã reafirma decisão de continuar com enriquecimento de urânio
Da AFP
05/03/2006 | 17:34
Compartilhar notícia


O Irã reafirmou neste domingo sua determinação de continuar com o enriquecimento de urânio em pequena escala, na véspera da reunião da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), que se prepara para condenar as atividades nucleares da República Islâmica.

"A investigação e o desenvolvimento fazem parte de nosso interesse nacional e o Irã não mudará de opinião", declarou o principal responsável pelo programa nuclear iraniano, Ali Larijani, numa entrevista coletiva em Teerã. Pouco antes, o porta-voz da diplomacia iraniana, Hamid Reza Assefi, havia dito que "a pesquisa nuclear vai continuar e as ameaças, a propaganda e a intimidação não nos afetarão".

A AIEA iniciará nesta segunda-feira, em Viena, uma reunião para examinar se o Irã vem adotando a recomendação do organismo internacional para que o país suspenda todas as atividades de pesquisa vinculadas essencialmente ao enriquecimento de urânio.

A suspensão foi exigida pela AIEA em resolução de 4 de fevereiro. Mas Teerã retomou, desde então, o enriquecimento em pequena escala com o objetivo declarado de "pesquisa", ao introduzir gás de hexafluoruro de urânio em 10 centrífugas.

Os países ocidentais não querem que o Irã realize atividades vinculadas ao enriquecimento, mesmo com objetivo de pesquisa, pois esse procedimento permite também o desenvolvimento de armamento nuclear. Teerã sempre negou que seja essa sua intenção.

Enquanto os europeus multiplicaram os pedidos ao Irã para que se adeque aos pedidos da AIEA, Assefi advertiu que "se o ambiente se tornar tenso (na AIEA), sairá perdendo a outra parte”. “A República Islâmica não será a única a perder".

Larijani também deu a entender que seu país, quarto produtor mundial de petróleo, poderia fazer valer sua força sobre o mercado mundial de petróleo se as pressões internacionais forem demasiado fortes. "Não temos nenhum interesse em usar a arma petrolífera porque respeitamos a segurança psicológica da comunidade internacional, mas naturalmente, se esta mudar a situação, isso influirá automaticamente na posição do Irã”, advertiu.

Na manhã deste domingo, uma manifestação de apoio ao programa nuclear iraniano reuniu cerca de 2 mil veteranos da guerra Irã-Iraque no mausoléu do imã Khomeini, no sul da capital. Já o ministro do Interior, Mustafá Pour Mohammadi, afirmou que o "Irã é quem tem de decidir o destino da questão nuclear iraniana".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;