Memória Titulo Futebol
A Copa Tulica com a camisa do Fluminense
Ademir Medici
28/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 A 1ª Copa Tulica já tem campeão: Galo Preto. Sábado, no campo do Nacional, em Cidade dos Meninos, Galo Preto 2, Amigos da Meia Idade, de Sapopemba, 0. Os gols foram assinalados por Edmilson, artilheiro da Copa, com 18 gols. Detalhe: a maioria dos jogadores tem mais de 60 anos.

A surpresa foi a foto escolhida para a taça: Tulica aparece com a camisa do Fluminense, e não com a do Santo André; um protesto dos organizadores do torneiro, sob a alegação de que Tulica, já longe dos gramados, mostrava insatisfação com o Ramalhão, que não valorizaria os ídolos do passado.

Na preliminar de sábado disputou-se o terceiro lugar da Copa Tulica: vitória do Nacional sobre o Humaitá por 3 a 0.

 

PERSONAGENS

Galo Preto: Mazuchi, Gersinho, Lino, Vadão, Barbará, Adauto, Afonso, Wanderley, Edmilson, Boca, Ernesto, Niné, Helinho, Leandro, Vitamina, Jozá, Élio, João Carlos, Professor Paulinho, Xuxú, Jorginho, Tato, Jair, Tatá e Izé (técnico).

Amigos da Meia Idade: Cosme, Quequé, Benê, Ramos, Marquinhos, Antonio Carlos, Odair, Saravá, Benedito João, Gegê e Kafú (técnico).

 

Hoje

Dia do Diagramador. As homenagens de Memória vão para Alexandre Elias, que há pelo menos 20 anos pensa, idealiza, risca e diagrama esta página nossa de todos os dias.

Alexandre, apelido Cavalinho, foi ouvido pelo repórter Mauricio Silva.

E contou:

Aos 50 anos de idade, trabalha no Diário há 30. Antes, foi diagramador no extinto jornal Cidade de Santos. Sobe a serra todo santo dia a caminho da Rua Catequese. No Diário encontrou seu grande mestre, Valdir Fumene.

Narra o nosso colaborador: “A profissão de diagramador mudou muito. Em outros tempos a gente só diagramava. Atualmente, paginamos, editamos”.

Nota – Vamos além: Alexandre e companheiros – Éder (o editor de Artes), Demetrio, Paulinho, Raulzito – interagem com o titular da página. Dão ideias. Tornam a página Memória cada vez mais bonita e agradável, vistosa. Uma forma de respeito e amor às nossas fontes, aos cidadãos que escrevem e fazem a fascinante memória do Grande ABC.

Hoje é também o Dia do Revisor. Salve, salve, Chiquinho Lacerda. Ele revisa, escreve, edita e coordena uma das seções mais lidas do Diário, a Palavra do Leitor. E está conferindo esta página Memória.

 

ALTERINO ALBERTO BACARIN

(Leme, SP, 7-12-1949 – São Bernardo, 22-3-2017)

 

Alterino fez história na Volkswagen do Brasil, em São Bernardo. Atuou no setor de chapelonaria. Aposentado, mantinha contato com a empresa e os companheiros, participando dos almoços e confraternizações dos veteranos da ferramentaria. Agora, a partida.

Filho de José Bacarin e de Ana Canevari, Alterino residia na Vila Cruzeiro, em São Bernardo. Deixa a mulher, Maria Aparecida, e os filhos Bianca e Alberto. Seu corpo foi velado no Cemitério de Vila Euclides e transladado para o Crematório do Jardim da Colina.

Colaboração: Arnaldo Gonçalves Moita

 

Há 30 anos

Sábado, 28 de março de 1987 – ano 29, edição 6402

Manchete – Novo plano econômico incentiva exportações

Leite, telefones e remédios mais caros.

Movimento Sindical – Bancários entram no quarto dia de greve.

Residentes paralisam o Hospital Municipal de Santo André.

Esportes – Claudio Kano deixa São Bernardo por US$ 1.000: vai receber 30 mil cruzados para defender o Clube de Campo de Piracicaba.

Futebol – Começa em Mauá a Taça Diário do Grande ABC, que reunirá, em torneio, Grêmio Mauaense, EC São Bernardo, Palestra de São Bernardo e Saad EC, de São Caetano.

 

Em 28 de março de...

1917 – Brasilio Machado, presidente do Conselho Superior de Ensino, envia circular aos inspetores do governo junto aos institutos de ensino secundário com as seguintes recomendações:

1 – O exame de Português deverá preceder ao de qualquer outra língua.

2 – O de Aritmética deve proceder aos das outras partes da Matemática, Física, Química

e História Natural.

3 – O de Geografia deve preceder ao

de História.

Nota – Brasilio Machado é nome de rua

central em São Bernardo

A guerra. Do noticiário do Estadão: a proibição das importações pela França.

1962 – Lei nº 1.800 instituí o Serviço Funerário do Município de Santo André.

1967 – Supremo Tribunal Federal nega a realização de plebiscito para a separação de Utinga, em Santo André.

 

Santos do dia

Gisela, na estampa (985-1065). Foi a primeira rainha cristã dos húngaros.

Castor

Gontrão

Malco

 

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de:

Dobrada

Embu-Guaçu

Guzolândia

Juquitiba

Queiroz

Uchoa

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 28 de março:

No Rio Grande do Norte, Alto do Rodrigues.

No Pará, Augusto Corrêa.

No Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes.

No Rio Grande do Sul, Charqueadas

e Rondinha.

No Sergipe, Gararu, Indiaroba, Itaporanga d’Ajuda, Muribeca.

No Maranhão, Tutoia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;