D+ Titulo
Rede de conexões
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
25/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A memória está ligada ao cérebro e é formada por um sistema de redes distribuídas por todo o órgão. É responsável pela criação, armazenamento e lembrança das informações. Para que ocorra boa aprendizagem, não basta apenas gravar um dado, é preciso repetição e concentração para formar os caminhos no cérebro. Isso só se consegue com muito treino.

Os caminhos, que estão interligados, são as conexões ou circuitos neurais (como se fossem ramos de árvores). A cada nova informação bem treinada, surge um raminho novo que se conecta a outro e assim por diante. O aumento dessas conexões aumenta a capacidade cerebral.

Para chegar à informação desejada ou aprender uma nova, são necessárias várias conexões, e elas são feitas através das sinapses (pontos de conexões entre os neurônios). Por meio dessas conexões, são transmitidas informações entre as células, com a liberação de uma substância chamada neurotransmissor, que vai de ramo em ramo.

Antes, acreditava-se que a capacidade do cérebro e suas conexões eram definidas geneticamente e duravam a vida toda. Mas não. Ele é capaz de se remodelar e reprogramar as conexões, de acordo com as necessidades da pessoa e os fatores do meio em que vive.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;