Economia Titulo
OCDE aponta otimismo, mas destaca necessidade de reformas
Do Diário OnLine
02/07/2001 | 12:22
Compartilhar notícia


Relatório elaborado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o Brasil aponta que as perspectivas futuras da economia brasileira são otimistas. De acordo com o estudo, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, o país, no entanto, precisa de mudanças estruturais para manter a estabilidade econômica e alcançar o desenvolvimento sustentável.

O diretor da OCDE, Val Koromzay, avaliou como imprescindível para o momento a reforma fiscal e instituir a independência operacional do Banco Central. Segundo Koromzay, o sistema bancário brasileiro é bastante resistente aos choques externos, mas que é preciso acabar com as incertezas no setor financeiro.

Ele também defendeu a reforma agrário e o aumento de investimentos na área social.

Crise energética - A crise energética vai afetar o crescimento da economia brasileira neste ano, mas os efeitos não serão graves porque a desaceleração da produção será diluída entre os vários setores da economia, de acordo com o relatório.

Na opinião de Marcos Boturi, representante da OCDE para o México e Portugal, o impacto da crise de energia está basicamente relacionado à velocidade das reformas institucionais, ao tempo que vai durar a seca e como as indústrias vão reagir ao racionamento, segundo informações da Agência Brasil.

Para a reforma do setor de energia brasileiro, a OCDE prevê investimentos de US$ 4 bilhões a US$ 5 bilhões a cada três anos e a adoção de regras que garantam a participação do setor privado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;