Nacional Titulo
ANP considera mínimo risco de bug para combustíveis
Do Diário do Grande ABC
02/12/1999 | 09:39
Compartilhar notícia


A Agência Nacional do Petróleo (ANP) considera mínimo o risco de falhas nos sistemas de abastecimento de combustíveis provocadas pelo Bug do Milênio, informou o seu diretor geral, David Zylberstajn. Além de se encontrar em adiantada fase de adaptaçao a eventuais problemas nos sistemas de informaçao e automaçao, o setor dispoe de capacidade de armazenamento dos principais derivados de petróleo estrategicamente distribuída pelo País, interligada por malhas de dutos que permitem transferência de produtos entre si.

As empresas do setor, sob orientaçao da ANP, estao implementando Planos de Contingência que implicam, entre outras providências, a flexibilizaçao de fornecimento de produtos pelas refinarias e aumento de estoques, principalmente de gasolina e diesel. A medida visa atender a eventuais sobrecargas de demandas às vésperas ou após a passagem do ano. Outras medidas preventivas adotadas pelas empresas sao a disponibilizaçao de recursos operacionais extras que permitam aumento de produçao, de refino e de distribuiçao e o treinamento de pessoal em manobras alternativas.

A ANP e as companhias do setor estao montando um esquema de plantao para garantir as providências cabíveis em caso de problemas na virada do ano. As plataformas de petróleo encontram-se adaptadas e dispoem de geraçao própria de energia e sistema de comunicaçao via satélite. A Petrobrás prevê a utilizaçao de dois navios para receber petróleo em caso de dificuldades no sistema de envio de óleo cru para as refinarias. Além disso, prevê a reduçao de estoques de petróleo nas plataformas industriais, de forma a gerar margem adicional de operaçao nos campos de produçao.

A operaçao do gasoduto Brasil-Bolívia TGB, no lado brasileiro, já completou seu plano de adequaçao. A operadora GTB (lado boliviano) informou à ANP que praticamente nao existe risco de nao produçao na origem, uma vez que grande parte da instrumentaçao de controle é pneumática. A GTB também está preparando um Plano de Contingência específico.

As refinarias da Petrobrás possuem geraçao de energia elétrica própria, com exceçao da Regap (Refinaria Gabriel Passos - MG). Entretanto, o sistema de dutos disponível pode compensar necessidades de abastecimento.

No segmento de distribuiçao e revenda, as principais preocupaçoes, de acordo com os relatórios enviados à ANP pelas empresas, sao de nao-entrega de produtos pelas refinarias, principalmente Petrobras, e de falta de energia elétrica. Em vista do atual estado de adaptaçao dos sistemas da Petrobras e devido à disponibilidade de tancagem reserva, a Agência considera remotas as possibilidades de desabastecimento. Quanto à energia elétrica, a ANP acredita que falhas pontuais nao causarao impactos na distribuiçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;