Cultura & Lazer Titulo
Hora da Vila
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
02/07/2006 | 10:35
Compartilhar notícia


Baladas noturnas, passeios no parque e mais praças de alimentação. Em sua sexta edição agendada em três fins de semana entre 15 e 30 deste mês, o Festival de Inverno de Paranapiacaba amadurece na forma e muda um pouco para permanecer o mesmo, com entrada franca obrigatória nas atrações da programação e a sempre bem-vinda doação de alimentos ou agasalhos.

Entre as novidades, a extensão do horário no sábado é a principal delas. Para atender aos notívagos que chegavam à Vila Ferroviária depois das 21h, a última atração de sábado vai começar às 22h, e não às 19h como nos anos anteriores. DJs garantirão a balada até 1h.

Outra novidade está na paisagem natural. Uma alternativa aos visitantes serão os passeios com monitores ambientais que acompanharão quem quiser se aventurar nas trilhas no Parque Nascentes da Serra. E quando a fome apertar, três praças de alimentação e não apenas uma vão repor as energias para agüentar a maratona que começa às 11h aos sábados e domingos.

A programação cultural é variada e forte em música, como é tradicional, tanto no Viradouro como no Lyra Serrano, os principais palcos que receberão atrações populares, eruditas, jazz, soul e blues. Nomes da MPB como Toquinho, João Bosco, Funk Como Le Gusta, Pato Fu, integram a programação com a Traditional Jazz Band, a atração internacional Honeyboy Edwards (blues) e o multiinstrumentista Antônio Nóbrega.

As formações musicais da região serão representadas pela Jazz Sinfônica de Diadema, Filarmônica de São Bernardo, Orquestra Sinfônica de Santo André com Altamiro Carrilho, e outros grupos. Até um baile com salsa, merengue e música caribenha com a banda Havana Brasil está na programação deste ano.

Charmosa pelo patrimônio histórico, que lhe serve de cenário, e atraente pelo leque de alternativas culturais da programação, Paranapiacaba é um palco aberto. As vielas entre as casas de arquitetura tipicamente inglesa terão bandas de rua e artistas circenses. Quer chorinho? O palco da praça de alimentação 1 terá; jazz será no palco 2; já música popular brasileira estará no 3. Serão shows de hora em hora, com apresentações alternadas. E tem espetáculos de dança, peça de teatro, coral, sarau literário, feira do vinil...

O público esperado pelos organizadores não deve ser muito superior aos 93 mil que passaram pela Vila nos três fins de semana do último festival. Nem demais nem de menos.

"Queremos melhorar a qualidade de nosso atendimento. Não estamos correndo atrás de números, mas ficou clara a necessidade de ampliar serviços. As maiores reclamações que tivemos foram em função da lotação dos empreendimentos", disse João Ricardo Guimarães Caetano, subprefeito de Paranapiacaba.

Para aumentar o encanto dos cerca de 100 mil visitantes aguardados em Paranapiacaba nos três fins de semana do Festival de Inverno deste ano, a neblina é a convidada especial permanente, aguardada como cidadã preferencial da Vila, e a torre do relógio, um habitante típico a postos como anfitrião oficial.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;