Internacional Titulo
Ministro paquistanês tenta evitar tensoes com a India
Por Do Diário do Grande ABC
12/08/1999 | 15:47
Compartilhar notícia


O ministro das Relaçoes Exteriores disse nesta quinta-feira que o Paquistao está procurando evitar uma nova intensificaçao das tensoes com a India, mas advertiu que foram reforçadas as patrulhas fronteiriças com o emprego de caças F-16.

O ministro Sartaj Aziz disse que os avioes foram despachados para a zona fronteiriça meridional, onde um aviao da India abateu terça-feira um aviao de patrulha naval paquistanês, causando a morte de seus 16 ocupantes.

O Paquistao também alertou seu Exército, reforçando com tropas as posiçoes da fronteira perto do local da queda do aviao, colocando morteiros e canhoes antiaéreos nas posiçoes já existentes.

Em entrevista o ministro Aziz classificou a derrubada do aviao paquistanês de ``agressao nao provocada'. ``Eu a qualificaria de atitude belicosa que em nada contribui para a paz e a estabilidade nesta área', acrescentou. Salientou, contudo, que o Paquistao nao quer iniciar qualquer incidente e confia em que a India também nao o faça.

Aziz reiterou a posiçao há muito sustentada pelo Paquistao de que uma paz duradoura entre as duas naçoes, ambas potências nucleares, somente será alcançada quando ambas solucionarem sua disputa em torno da Caxemira, território controlado pelos dois países onde tropas de ambos trocam tiros quase diariamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;