Política Titulo
FHC diz que é melhor Bush continuar ignorando a América Latina
Por Da AFP
08/03/2006 | 20:42
Compartilhar notícia


O ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso, em visita a Quito, disse nesta quarta-feira que está contente com o fato de que os Estados Unidos ignorem e "menosprezem" a América do Sul, pois, se algum dia voltarem a se interessar pela região, será com fins de ingerência.

O governo de George W. Bush trata de maneira diferente a América do Sul e o Oriente Médio, afirma FHC. "Aqui ele não tem uma política de intervenção, ele tem um tipo de desprezo generoso, não olha para nós", declarou o ex-presidente em entrevista concedida ao canal Teleamazonas.

Fernando Henrique disse preferir que Bush tenha essa posição. "Estou muito feliz que ele não olhe na nossa direção, pois quando o fará será para intervir, e considero que não devemos aceitar intervenções", disse.

O ex-presidente também qualificou a política de Bush de "atrasada e reacionária", principalmente sobre os temas relacionados ao meio ambiente.

"A esquerda moderna é favorável a uma política ambientalista, uma política de paz, e o governo Bush é contra tudo isso", declarou.

Fernando Henrique chegou ao Equador na terça-feira para conferências sobre democracia e o avanço da esquerda no continente, atendendo a um convite do Banco Pichincha que comemora seu centenário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;