Política Titulo
Volpi projeta executar plano C na Saúde

Dois ex-secretários de Ribeirão recusam convite para assumir Pasta; Ciongule é a bola da vez

Por Cynthia Tavares
do Diário do Grande ABC
02/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), tem dificuldade em encontrar substituto ao ex-secretário de Saúde Jorge Mitidiero (PR), que deixou o comando da Pasta terça-feira. A exoneração foi publicada ontem nos Atos Oficiais.

Após a recusa dos dois principais cotados para o cargo, o chefe do Executivo já estuda deixar a Saúde nas mãos do recém-nomeado diretor técnico do setor, Wagner Ciongule. Interinamente, quem está no comando da Pasta é Alan Frazatti, titular da Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Desde a semana passada, Volpi procura nomes que possam comandar a área. A ideia é recrutar alguém com qualidade técnica em administração e gestão para controlar os contratos e as licitações da Saúde - Mitidiero é médico.

O primeiro sondado foi o presidente do PV de Ribeirão, José Valentim Seraphim. O verde já foi integrante do primeiro escalão de Volpi por duas vezes. Sua última passagem foi pela Secretaria de Governo, em 2009. Ele foi exonerado após ser preso por suposto envolvimento com uma quadrilha que explorava bingos e outros jogos de azar pela internet.

O comandante do diretório municipal do PV recusou o convite do prefeito. "Neste ano tem eleição e no período de campanha tenho de fazer meu trabalho junto aos pré-candidatos. Fora isso, cuido das minhas empresas (ele é dono de construtoras). Não é o momento para assumir algo dentro do governo", afirma.

A segunda opção foi Lázaro Leão, que já ocupou a Secretaria de Finanças de Ribeirão. Atualmente, comanda a Secretaria de Planejamento e Gestão em São Caetano. Leão também foi secretário de Finanças em Mauá, na gestão de Leonel Damo (2005 a 2008).

Leão diz que não houve convite oficial da Prefeitura de Ribeirão e reitera que são remotas as chances de aceitar a proposta. Fontes ouvidas pelo Diário garantem que Volpi marcou reunião com Leão por duas vezes, mas ele não apareceu.

Independentemente do escolhido, a Saúde não ficará mais com o PR. O presidente do partido na cidade, Nonô Nardelli, não vê problema na perda de espaço dentro da administração. "Todo secretário sabe que tem prazo de validade. O prefeito tem livre arbítrio para trocar quem ele quiser. O desafio é achar uma pessoa que queira (a secretaria). Não apresentamos nenhum nome porque não temos. Mas no governo não tem essa história de Pasta ser da legenda", minimiza.

 

Jorge Mitidiero se sente traído pelo governo

A informação recorrente nos bastidores após a saída de Jorge Mitidiero do comando da Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires é a de que o ex-secretário estaria se sentindo traído pela administração.

O prefeito Clóvis Volpi aproveitou o período de férias do ex-titular para fazer uma varredura nos contratos do setor. Em dezembro, o verde e o secretário de Assuntos Jurídicos, Alan Frazatti, foram até a secretaria e recolheram toda documentação para ser analisada, o que desagradou Mitidiero. A saída do republicano ocorreu após a auditoria constatar diversas irregularidades nas contratações.

Coincidência ou não, o ex-secretário postou ontem em sua página no Facebook uma foto que mostra um velório, onde um cachorro está deitado ao lado de um caixão. A legenda escrita pelo ex-secretário foi a seguinte: "Sem dúvida, esses são nossos verdadeiros amigos!"

Nonô Nardelli nega a informação de que o seu correligionário ficou magoado com a exoneração. "É uma Pasta complicada mesmo, mas ele continua sendo amigo de todo mundo dentro do governo."

Mitidiero foi vice-prefeito na primeira gestão de Volpi (2005 a 2008). Ele não retornou às ligações da equipe do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;