Internacional Titulo
EUA reforçam segurança para feriado da Independência
Do Diário OnLine
04/07/2002 | 09:00
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos estão em alerta total para o feriado do Dia da Independência, comemorado nesta quinta-feira, 4 de julho. Caças militares sobrevoam as principais cidades do país, enquanto milhares de policiais e agentes do FBI vigiam aeroportos, estações de trem e metrô, túneis, pontes e monumentos.

Nas últimas semanas, o FBI confirmou que recebeu informações vagas sobre ameaça de um novo atentado contra o país no feriado da Independência. No entanto, a polícia federal americana não divulgou detalhes sobre a ameaça.

O presidente americano George W. Bush pediu à população não se sinta acuada e que saia às ruas normalmente para festejar.

Em Nova York, um dos alvos dos atentados de 11 de setembro, uma pesquisa de opinião mostra que quase a totalidade dos moradores do Estado não mudou seus planos de festejos após a divulgação do alerta. No entanto, metade da população nova-iorquina acredita na possibilidade de haver um novo atentado.

O governador George Pataki, assim como Bush, encorajou os nova-iorquinos a saírem às ruas. "O estado está pronto e preparado e muito vigilante", afirmou.

Quatro mil homens foram destacados pela polícia de Nova York para fazer a segurança no feriado, entre eles 1,6 mil à paisana. Além deles, outros dois mil homens da Guarda Nacional vão patrulhar o Estado.

Túneis e pontes que ligam Manhattan ao estado de Nova Jersey e às demais regiões da cidade terão barreiras policiais. Mesmo pedestres estarão sujeitos a revistas. Caças da Força Aérea patrulharão os céus, bem como helicópteros da polícia e dos bombeiros. A Estátua da Liberdade ficará isolada, por ar e pelo mar, num espaço, respectivamente, de cerca de 450 metros e dois quilômetros.

No espaço litorâneo do East River, entre as ruas Houston e 53, os espectadores da queima de fogos serão revistados em 14 postos policiais, antes de receberem autorização para assistir ao espetáculo, marcado para a 21h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;