Setecidades Titulo
Professor xinga alunos dentro de sala aula em São Bernardo
Por Guilherme Russo
Tiago Dantas
15/09/2009 | 06:56
Compartilhar notícia


Os alunos da 8ª série F da EE Maria Iracema Munhoz, no Centro de São Bernardo, acusam um professor de Matemática de têlos xingado durante a aula na sexta-feira. As ofensas foram gravadas. No áudio, a que o Diário teve acesso, o professor diz que os estudantes são idiotas e covardes. Ao chamar os adolescentes de mal-educados, o educador justifica a ofensa dizendo que eles são filhos de vagabundos e, por isso, lhes falta educação.

Revoltadas, as mães dos estudantes procuraram o Diário na segunda-feira. Segundo as denunciantes, as gravações foram feitas no aparelho celular de uma das alunas. A diretora da unidade e o professor não quiseram se pronunciar.

O educador dava aula de Matemática, como professor substituto, na classe que é considerada uma das mais problemáticas da unidade de ensino.

Os alunos contaram que tudo começou após o intervalo, quando o professor chegou à sala para dar aula e flagrou um grupo de três ou quatro estudantes jogando baralho no fundão da sala.

Segundo o relato, o educador dirigiu-se aos jovens e tomou as cartas de suas mãos. "Ele chegou estressado e pôs o baralho no bolso", disse ao Diário, ontem, uma aluna de 14 anos.

De acordo com o ela, o professor tentou começar a aula fazendo com que alguns estudantes escrevessem a correção da lição de casa na lousa, para que o resto da turma copiasse. Porém, a classe inteira continuou conversando. "Não estava muito alto o barulho", garantiu outra estudante, também de 14 anos. "Mas pouca gente estava copiando a lição", admitiu.

Os alunos contaram que, de repente, o professor se enfureceu, apagou a lousa e saiu da sala. "Pouco depois, ele voltou gritando, xingando todo mundo e rasgou o baralho dos meninos", disse a garota.

Uma jovem de ascendência oriental contou que, nesse momento, o professor a xingou de "japonesa idiota". Então, a turma combinou de gravar as ofensas em um celular, e ela perguntou: "Idiota sou eu?."

Nas respostas que o professor deu aos alunos, sobrou até para o Conselho Tutelar da região, que foi mencionado de maneira, no mínimo, desrespeitosa. Ele disse que os alunos poderiam procurar o órgão para denunciá-lo.

Revoltada com a atitude do professor, a maioria dos jovens se retirou da sala. "Sobraram só uns dez", contou uma aluna de 14 anos,

Segundo os estudantes, enquanto a turma se retirava, o professor chamava todos de covardes e xingava suas mães de prostituta. O educador acabou saindo também da sala, e os alunos foram obrigados a voltar a seus lugares.

Eles contaram que uma coordenadora pedagógica da unidade veio para dar uma bronca na turma, mas que logo os alunos lhe mostraram as gravações. "Ela começou a chorar", disse uma estudante. Pouco depois, disse ela, a diretora da escola entrou na sala, dispensou a turma e foi ouvir as gravações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;