Internacional Titulo
Casa Branca debate anúncio de retirada do Iraque, diz jornal
Da AFP
09/07/2007 | 08:31
Compartilhar notícia


Funcionários do governo americano estão debatendo atualmente se o presidente George W. Bush deve anunciar em breve a intenção de iniciar uma retirada gradual das tropas do Iraque, informou o jornal New York Times em sua versão eletrônica.

O jornal, que não identifica as fontes oficiais, destacou que Bush e seus assessores acreditaram que poderiam esperar para iniciar as discussões após o dia 15 de setembro, quando o comandante e o embaixador americanos no Iraque apresentarão um balanço sobre a situação no país árabe.

Porém, alguns assessores de Bush acreditam que atualmente existem condições adversas, já que o Senado iniciou o que promete ser um duro debate sobre a lei de autorização de defesa.

Alguns senadores republicanos anunciaram recentemente que não apoiarão mais a estratégia de Bush no Iraque e pediram mudanças.

Como resultado, o jornal garante, alguns conselheiros fizeram um alerta ao presidente: se deseja deter as deserções, deve anunciar planos para manter uma missão definida para as tropas americanas que permita uma retirada gradual.

O presidente rejeitou esta estratégia em dezembro, quando foi proposta pelo bipartidário Grupo de Estudos para o Iraque.

"Quando se contam os votos que perdemos e os votos que provavelmente perderemos nas próximas semanas, parece bastante ruim", disse uma fonte citada pelo Times.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;