Memória Titulo Memória
A suavidade do Rodo, do Pierrot, da Colombina...

E atenção. Segundo deliberação da polícia, não poderão tomar parte do corso...

Por Ademir Medici
31/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“E atenção. Segundo deliberação da polícia, não poderão tomar parte do corso, este ano, os caminhões, nem os veículos de tração animal. A medida vinha sendo adotada na Avenida Paulista e foi estendida ao corso do Brás.”

Cf. O Estado de S. Paulo, 5-2-1925

A Rhodia chegou a Santo André em 1919, produzindo lança-perfume e publicando lindos reclames na imprensa sobre o seu principal produto. Desenhos artisticamente desenhados, como o que abre Memória hoje.

Era uma boa concorrência. Havia a Sociedade Elekeiroz, com várias fábricas, inclusive em São Caetano. Ela produzia o lança-perfume Pierrot e se autointitulava “a maior fábrica da melhor marca ao menor preço”.

O Pierrot da Elekeiroz. O Rodo da Rhodia. E a Colombina, suave e delicioso da Cintra, Barros & Cia, com usina à Rua Américo Brasiliense, hoje incorporada pela Rua João Pessoa, em São Caetano, conforme revela o contador e memorialista Narciso Ferrari, de São Caetano.

Os bazares dos distritos de São Bernardo seguiam as lojas de São Paulo também nesta época do ano. E propagavam: “artigos para fantasias, pulseiras, brincos, diademas, colares, tecidos de metal”. E alguns artigos por nós desconhecidos, como pompons e tarlanas. Help, Google...

As máscaras tipo Zorro eram liberadas, os martelinhos de matéria plástica e tubos que esguichavam água também. A Folia era aguardada com muita expectativa.

Nestes tantos anos de pesquisa soubemos que moradores de Mauá seguiam para São Paulo, de trem, só para serem fotografados com suas fantasias para o próximo Carnaval. O fotógrafo tinha o privilégio de conhecer primeiro os costumes que desfilariam nos salões da Agremiação Esportiva Mauá e da Associação Atlética Industrial.

Depois, a proibição, das máscaras e dos lança-perfumes. E o surgimento dos concursos em desfiles de escolas de samba e blocos ao estilo Rio de Janeiro e São Paulo. Como no Carnaval 1985 que o Diário cobriu.

Em janeiro, corriam soltos, no Grande ABC, os preparativos para a Folia do Momo.

- Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Estação Primeira de Utinga ensaia na Chácara Pignatari.

- Escola de Samba Acadêmicos de Vila Baeta Neves faz seus preparativos em frente ao campo do Olaria, na Rua Belarmino Francisco de Vasconcelos.

- O Carnaval Popular de Diadema será nas avenidas Antônio Piranga e Fábio Eduardo Ramos Esquível.

- O Grêmio Recreativo Escola de Samba Flor do Morro ensaia na Avenida Antônio Brizante, 135, no Jardim Zaíra, em Mauá.

Nas Ondas do Rádio

“Viagem no tempo", com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flash-back, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e “notícias no tempo”.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO.</CF> Reprise de um programa apresentado por Geraldo Nunes sobre a história do frevo. Frevo que também existe na África e não só em Pernambuco. Curiosidades sobre as marchinhas de Carnaval. Reportagens sobre Virginia Lane e Shirley Temple. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, Maria Cristina Lotto e Iraci Siliani, diretoras da Instituição Dianetica, de Santo André. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Henricão, o único rei Momo negro de São Paulo, grande compositor, falando de suas músicas e das dificuldades que enfrentou até chegar ao sucesso. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Hoje

- Dia Mundial do Mágico

Santos do dia

- São João Bosco (Itália, Castelnuovo d’Asti, 1815 – Turim, 1888). Fundou a Congregação dos Padres Salesianos e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e os Cooperadores Salesianos. Abriu as missões na América Latina.

- Marcela

- Luisa Albertoni

Município Paulista

- Barbosa. Elevado a município em 1959, quando se separa de Avanhandava.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 31 de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5737

Manchete – Regulamento para microempresas não altera o estatuto

Trânsito – Avenida dos Estados precária e abandonada.

Comércio – Casas Pernambucanas anuncia filial para fevereiro no Parque das Nações, em Santo André.

Rádio – Diário AM, quinto lugar em audiência entre as emissoras da Grande São Paulo. Fica atrás das rádios Globo, Capital, Record e América. E na frente da Bandeirantes, Jovem Pan, Excelsior, Gazeta, Iguatemi (Osasco), Difusora, Eldorado, Cultura, Clube (Santo André), Mulher e ABC.

Em 31 de janeiro de...

1835 – Frei Manoel da Natividade Marques, vigário da Freguesia de São Bernardo, informa ao Bispado de São Paulo os números da população local: 1.276 habitantes, espalhados por toda a área que hoje forma o Grande ABC.

1895 – Vereador Gustavo Rathsan propõe a cobrança de impostos para a circulação de semitroles na região.

1900 – Francisco Miele nasce em São Bernardo. Foi industrial de móveis e líder autonomista.

1915 – A guerra. Da manchete do Estadão: “Os ingleses repeliram um ataque de três batalhões alemães em La Bassée, infringindo-lhes grandes perdas.”

- Futebol em São Caetano: o São Caetano EC recebe o time Voluntários da Pátria, da Capital.

1925 – Estado cria novos grupos escolares nos bairros do Tremembé e Itaim; e nos municípios de Rio Claro, Guariba e Vargem Grande.

1927 – Aparecida de Oliveira Alves nasce no bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos, em São Bernardo, filha, neta e bisneta de antigos carreiros brasileiros que lidavam com lenha na região. Aos 88 anos, muito provavelmente é a mais antiga moradora nascida e que mora em Rudge Ramos.

1960 – Toma posse a primeira diretoria da Sociedade Amigos do bairro Campestre, com sede na Rua Jaguarão, 230, em Santo André. Na presidência, Onofre Scucuglia.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;