Economia Titulo
Anatel deve votar regra de ponto extra de TVs pagas
Por
31/07/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deve votar nesta quinta-feira a nova proposta de regras sobre o ponto extra da TV paga, informou ontem o conselheiro Pedro Jaime Ziller. A expectativa é de que a agência decida se as empresas podem ou não cobrar pelo ponto adicional. Se for aprovada, a proposta será colocada em consulta pública.

Ziller, que participou ontem do 2º Seminário sobre Informação na Internet, em Brasília, não especificou por quanto tempo a proposta ficará em consulta pública, mas adiantou que não serão necessários 30 dias de discussão.

Há um mês, liminar da Justiça Federal permitiu a volta da cobrança do ponto extra até que a Anatel deixe claro quais taxas as operadoras podem cobrar além do ponto principal.

A confusão em torno do assunto surgiu no início de junho, quando entrou em vigor o Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes do Serviço de Televisão por Assinatura. O regulamento diz que o ponto extra é direito do assinante, "sem ônus", mas permite às operadoras cobrar pela instalação, ativação e manutenção.

Diante da reação dos órgãos de defesa do consumidor, que entendem ser a cobrança indevida, a Anatel decidiu, ainda em junho, suspender temporariamente o pagamento das taxas de instalação, ativação e manutenção.

Pouco depois, o juiz substituto da 14ª Vara da Justiça Federal, que concedeu a liminar pedida pela ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), entendeu que a Anatel não poderia suspender parcial e temporariamente a cobrança e permitiu a volta da regra anterior, que permite que as empresas sejam remuneradas pelo ponto extra.

O setor de TV por assinatura reúne no País atualmente mais de 5 milhões de clientes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;