Cultura & Lazer Titulo Cinema
Cinema português descoberto

Mostra de Cinema Português, que tem apoio cultural do Instituto Camões, chega hoje a São Bernardo

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
06/08/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Com exceção do veterano Manoel de Oliveira, cineastas oriundos de Portugal são pouco conhecidos em terra brasilis. Em São Bernardo, as comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil trazem oportunidade de revisão da sétima arte lusitana. A Mostra de Cinema Português, que tem apoio cultural do Instituto Camões, chega hoje ao Teatro Abílio Pereira de Almeida com oito títulos que resumem a última década do audiovisual da terrinha. A entrada para as sessões, que ocorrerão todas as quartas e sábados, às 20h, é franca. É necessário retirar ingressos na bilheteria com uma hora de antecedência.

Tarde Demais (1999), abre o ciclo esta noite. Dirigido por Pedro Costa, mostra o drama de naufrágio de uma embarcação ocorrido no Rio Tejo sob a ótica dos quatro sobreviventes e dos parentes, que organizam buscas.

De Antônio Pedro Vasconcelos, Os Imortais é uma produção de 2003 ambientada em 1985 que mostra o planejamento de um assalto. Os candidatos a criminosos são quatro ex-comandantes do exército que regularmente promovem encontros. Entediados, decidem roubar um banco. O filme será exibido no próximo sábado, dia 9.

Manoel de Oliveira, ainda na ativa às vésperas de seu centenário (a ser completado em 11 de dezembro), tem Non, ou A Vã Glória de Mandar, co-produção com Espanha e França de 1990 revisitado na quarta (13). O épico resume a história portuguesa por meio de batalhas por território em diversos períodos. No dia 16, será exibido o polêmico O Milagre Segundo Salomé (2004), baseado em obra homônima que narra saga de prostituta que se torna alvo de paixão de banqueiro.

O filme mais antigo da mostra é Uma Abelha na Chuva, de 1971, uma adaptação do livro homônimo de Calos de Oliveira que mostra os desencontros de casal em uma sociedade rígida, anterior à Revolução dos Cravos. Do cineasta Fernando Lopes, o filme será exibido no dia 23.

Mostra de Cinema Português. De hoje a dia 30. Quartas e sábados, às 20h. No Teatro Abílio Pereira de Almeida - Praça Cônego Lázaro Equini, 240, Tel.: 4125-0582. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;