Memória Titulo Memória
No tempo dos lentes

Hoje, na Câmara de Santo André, a grande festa do centenário do 1º Grupo Escolar

Por Ademir Medici
13/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Hoje, na Câmara de Santo André, a grande festa do centenário do prédio do 1º Grupo Escolar de Santo André, a Escola Professor José Augusto de Azevedo Antunes. Por isso publicamos retratos de educadores históricos da instituição.

Sempre lembrando: o prédio do 1º Grupo abriga hoje o Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa. A escola está no bairro Casa Branca. E estes mestres representam todos os demais – e quantos já passaram pela instituição.

Os primeiros são do tempo em que o professor graduado, da universidade, de uma escola superior ou de um liceu era chamado de lente – ente querido de gerações que passaram.

SESSÃO SOLENE

Quando: hoje, às 19h

Local: Câmara de Santo André

Iniciativa: vereador José Montoro Filho

Oradora oficial: vereadora Elian Santana

Homenageados: museólogo Wilson Stanziani, Inajá Bevilacqua, professor Eduardo Fracchin, assistente social e professora Maria Inês da Costa

José Augusto de Azevedo Antunes (1883-1944). Nasceu em Pirassununga. Exerceu o magistério por mais de 40 anos. Foi lente da Escola Normal Padre Anchieta e superintendente do Ensino Secundário, cargo no qual se aposentou

Luiza Prault. Paulistana. Formada pela Escola Normal do bairro Brás. Leciona em Santo André entre 1925 a 1932

Assunta Páscoa Casela (1894-1944). Natural de Rio Claro. Leciona em várias cidades antes de chegar a Santo André

Benedito Gomes de Araújo (1902-1943). Nasceu em Pindamonhangaba. Vem para
Santo André em 1935. Nome de escola na Vila Pires

Hermínia Lopes Lobo (1886-1923. Paulistana. Leciona em Bragança, São Bernardo, bairro Pari e Santo André, onde é nome de escola

Adelina Martins (1889-1942). Paulistana. Leciona em Santo André entre 1914 e 1925

Cronologia de uma escola secular

(Notícias publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo)

Não foram anexadas ao novo grupo escolar as escolas mistas dos bairros do Tamanduateí e Silveiras e a masculina do bairro de Canguassu (edição: 11-7-1914).

Já foi empossado o corpo docente do novo grupo escolar desta localidade, que iniciará amanhã a respectiva matrícula (edição: 16-7-1914).

Conforme noticiamos, o grupo escolar desta localidade iniciou ontem os seus trabalhos, tendo comparecido número superior a 300 crianças à matrícula. Pelo que se vê, o novo estabelecimento não comportará a grande quantidade de crianças, tornando-se desde já necessário o seu desmembramento (edição: 20-7-1914).

Diário há 30 anos

Domingo, 12 de agosto de 1984 – ano 27, nº 5595

Abastecimento – Sacolão, mania ou solução definitiva? A repórter Rosa Baptistella mostra que da clientela fazem parte juízes e favelados; feirantes sentem a concorrência.

Comércio – Comerciantes querem ser ouvidos. E se unem em clubes lojistas. Repórter Elianete Simões mostra os clubes de Santo André, São Bernardo e São Caetano.

Hoje

- Dia do Canhoto

- Dia do Encarcerado

- Dia do Economista

- Dia do Pensamento

- Dia Estadual do Jequibal, ritmo brasileiro criado em 1965 pelos maestros brasileiros, Mário Albanese e Ciro Pereira.

O Jequibal

Os 49 anos do jequibal serão celebrados hoje, às 15h, no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Endereço: Rua Benjamim Constant, 158.

“Jequibau – Avaliação e Conceito. Inserido em métodos de ensino, vencedor de concursos internacionais, gravado por nomes famosos da música nacional e internacional, o jequibau foi uma das maiores contribuições à evolução da música, cuja importância será melhor avaliada e compreendida através dos tempos, quando então terá destaque especial como capítulo importante na história da música brasileira.”

Cf. Brás Baccarin, musicólogo e escritor

Santos do dia

- São João Berchmans (1599-1621)

- São Ponciano e Santo Hipólito. Viveram no século 3.

- Benildo

- Máximo

- Bv. Dulce dos Pobres

Município Paulista

Natividade da Serra. Criado em 1863, quando se separa de Paraibuna.

Em 13 de agosto de...

1914 – A guerra na Europa. Manchete do Estadão: a invasão alemã na Bélgica; A iminência de um grande combate; os brasileiros em Berlim.

Desenrola-se na velha Europa a maior tragédia a que, desde tempos imemoriais, tem assistido a humanidade.

1924 – Haroldo Santos Abreu nasce em Ouro Fino (MG). Advogado e jornalista. Foi cronista no Diário e depois fundou o Correio Metropolitano.

1969 – Morre o músico e compositor Jacó do Bandolim.

1974 – Mais nove casos positivos de meningite e duas altas são registradas em São Bernardo. Aulas continuam suspensas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;