Esportes Titulo Definido
Grande ABC é confirmado na Copa de 2014

Catálogo final do COL põe S.Caetano e S.Bernardo entre 83 locais indicados para treinos das seleções

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
30/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Agora é definitivo. Após diversas etapas de um processo seletivo, o COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014 divulgou o catálogo final de centro de treinamentos de seleções e o Grande ABC tem duas cidades pleiteando servir como base para aclimatação e treinos a um dos 32 países que virão ao Brasil: São Caetano, com o Estádio Anacleto Campanella e o Hotel Mercure, e São Bernardo, com o 1º de Maio e o Liau Park Plaza Hotel. Santo André, que chegou a vislumbrar possibilidades, ficou de fora.

No total, foram selecionados 83 locais – dos 403 que se inscreveram nas quatro janelas – como aptos a receber seleções para a fase de preparação pré-Mundial, além das atividades durante a competição. Destes, 30 ficam em São Paulo, Estado que poderá receber até dez equipes, segundo interesse prévio das delegações. Serão ainda quatro centros no Norte, sete no Nordeste, três no Centro-Oeste, outros 17 no Sudeste (além das três dezenas paulistas) e 22 no Sul.

“Com essa lista, temos o primeiro mapeamento técnico da infraestrutura nacional, que servirá como referência, por muito tempo, para um País que está aproveitando a Copa para modernizar as arenas e seus centros de treinamento. Para as cidades escolhidas, será a oportunidade de visibilidade e de incremento do turismo e de investimentos”, disse o presidente do COL e da CBF, José Maria Marin, presente ao lado do coordenador técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, entre outras autoridades.

Alguns locais foram incluídos na última listagem de CTs, casos dos dois centros de treinamentos do São Paulo, na Barra Funda e em Cotia, os estádios Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista) e Walter Ribeiro (Sorocaba), entre outros. Na contramão, a Academia de Futebol do Palmeiras foi rebaixada a COT (Campo Oficial de Treinamento), centros que receberão atividades das equipes nas vésperas de partidas.

“A função do COL é disponibilizar o catálogo com as opções. A partir daí, a seleção faz a escolha dentro do sistema gerido pela Fifa. O primeiro que pedir tem preferência”, explicou o gerente de competição e serviços às equipes do COL, Frederico Nantes. Ele ainda acrescentou que nem a Fifa nem o COL interferem nas negociações. “Se houver negociação e pagamento por algo, nem o comitê nem a Fifa se envolvem. É negociação direta entre as partes”, concluiu.

Cada seleção classificada para a Copa do Mundo seleciona uma opção de CTs e tem até 18 de dezembro para indicar o local para treinamento e até 30 de janeiro para confirmar a escolha. (com Agências)

São Caetano aposta em infraestrutura para escolha

Cidade que carrega o título de melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País, São Caetano aposta na infraestrutura para ser escolhida como sede de uma das 32 seleções que vêm ao Brasil disputar a Copa do Mundo de 2014. De acordo com o secretário de Esporte e Turismo, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, o município se vê em boas condições para se sobressair frente às outras 82 opções. Por ora, a delegação italiana visitou o local.

“São Caetano tem infraestrutura bem desenvolvida. Quando oferecemos equipamentos como base e treino das seleções, além de campo temos piscina, quadra para atividade em caso de condições ruins do tempo”, destacou. “Além da logística. Estamos a dez ou 12 quilômetros do aeroporto de Congonhas. Para que seleções saiam daqui para outros Estados, haverá agilidade no deslocamento. Às vezes, a cidade reúne condições de um bom CT, com localização aprazível e privacidade, mas está a duas ou três horas do aeroporto”, comparou.

“Para a gente é motivo de muita alegria. Foi feita a candidatura lá atrás e neste ano procuramos desde o início pleitear o recurso para colocar a cidade em condições de receber seleção para treinamento. Tivemos a visita do ministro (do Esporte, Aldo Rebelo), confirmando a ação que a gente vinha desenvolvendo e agora preparamos o edital da obra”, explicou Gilmar Tadeu, referindo-se aos R$ 6 milhões liberados pelo governo federal para obras no Anacleto Campanella.


São Bernardo vê localização geográfica como diferencial

As proximidades com aeroportos, Baixada Santista e os grandes centros são os diferenciais apontados como positivos em prol de São Bernardo para ser escolhida a servir como base para uma das seleções que vêm ao Brasil. Até o momento, integrantes das delegações de França, México, Costa do Marfim e Grécia visitaram o município.

“A localização geográfica nos favorece, porque estamos próximos aos aeroportos (Congonhas e Cumbica, este via Rodoanel), ao Litoral e aos grandes centros”, explicou o secretário de Esportes, José Alexandre Devesa. “Sem contar que temos ainda um gramado excelente”, emendou ele, referindo-se às condições do campo do Estádio 1º de Maio, sob cuidados do São Bernardo FC.

O secretário citou os grandes eventos esportivos que passaram pela cidade recentemente para comprovar o poder de organização municipal. “Tivemos Grand Prix e Liga Mundial de Vôlei, além de uma das sedes do Mundial de Handebol. São grandes eventos que têm passado por aqui. Além disso, temos grande público, haja vista que o São Bernardo teve a quarta maior média do Campeonato Paulista. O munícipe reverencia o Esporte e delegações devem levar em conta”, exaltou.

“É mais uma etapa cumprida. Estamos fazendo nosso papel, nossa parte, e agora aguardamos as seleções se classificarem para entrar em contato para apresentar os pró de ficar em São Bernardo”, concluiu Devesa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;